Representantes dos bancários questionam BB sobre Programa Sinergia 2012
Os representantes dos funcionários do Banco do Brasil reúnem-se, nesta terça-feira 13, com a direção do banco, para debater sobre o Programa Sinergia 2012.
Trata-se do novo programa de avaliação de desempenho, já em fase de implantação nas agências do BB de todo o país. Para criá-lo, o banco uniu os programas existentes até então – ATB, Sinergia e Avaliação de Carteiras – em um instrumento único para definição e distribuição de metas tendo como base potencial de clientes e de negócios de cada localidade.
Porém, o Programa Sinergia 2012 está causando rebuliço nas agências, uma vez que, na prática, individualiza as metas, que até então eram por estabelecimento bancário. “Neste início de ano, o banco divulgou uma cartilha sobre o programa, a qual em vez de elucidar, suscitou várias dúvidas, as quais buscaremos esclarecer na reunião com o banco, nesta terça-feira”, afirma Cláudio Luiz de Souza, diretor da FETEC-CUT/SP.
Conforme o dirigente, ao individualizar as metas, o programa tende a gerar competições entre os gerentes. Além disso, como ficará quando um gerente sair de férias ou em licença médica? Seu substituto terá de arcar com as metas sem receber por isso, já que o banco nega as reivindicações do movimento sindical pelo pagamento das substituições e fim da lateralidade? Também não está claro como será o pagamento do modo Bônus da PLR. Será por carteira? São diversos questionamentos, para os quais o BB deve dar explicações”, afirma Cláudio Luiz, ao antecipar que as entidades sindicais não aceitarão decisões unilaterais por parte do banco, as quais possam implicar em degradação ainda maior das condições de trabalho do funcionalismo.
A negociação com o banco será no período da tarde, em Brasília. Pela manhã, haverá reunião da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
MAIS NOTÍCIAS
- Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco
- Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados
- Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
- Live Fim de Ano Premiado premia 21 bancários e bancárias, celebra valorização da categoria e reconhece confiança dos associados no Sindicato
- Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%
- Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência
- Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT
- Campanha de Sindicalização 2025 da Fetec-CUT/SP premia bancários de Araraquara e Guarulhos
- Participe da pesquisa da FETEC-CUT/SP e ajude a aprimorar a nossa comunicação
- FETEC registra mais de 700 novas sindicalizações em campanha histórica
- 10 de dezembro: Dia de defender os direitos humanos e a democracia
- Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
- Centrais sindicais vão as ruas para exigir queda nos juros do Banco Central
- Empregados são orientados a não assinar termo enviado pela Caixa
- Pesquisa da Fenae quer ouvir empregados da Caixa sobre capacitação profissional