28/11/2011

Associado, o futuro do Plano II está em suas mãos

Na manhã do último sábado, dia 26, os participantes e assistidos do Plano II do Banesprev aprovaram por unanimidade convocar uma nova assembleia para o dia 17 de março de 2012, a fim de decidir sobre o equacionamento do déficit atuarial. Não houve votação de nenhuma proposta. O evento lotou o salão de festas do E.C.Bamespa de São Paulo.

A sugestão de prorrogação do prazo para solução do problema foi apresentada pelos representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Afubesp e demais entidades sindicais e de representação por três motivos principais:

1. O Banesprev trouxe exatamente as mesmas propostas apresentadas na assembleia de abril deste ano, que já naquela ocasião foram rejeitadas por ampla maioria;

2. Os colegas não têm motivos para tomar decisões precipitadas, visto que o prazo final para equacionamento da dívida termina apenas em abril de 2012. É importante lembrar que, no encontro nacional do Plano II sobre o déficit, realizado em julho deste ano, a presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão), Claudia Ricaldoni, pediu calma aos participantes, alertando-os que ações precipitadas poderiam ser prejudiciais a todos.

3. Na última sexta-feira, dia 25, o Banesprev recebeu ofício da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), dando prazo de 15 dias para que o fundo de pensão se pronuncie sobre a denúncia formal dos sindicatos, Afubesp e demais entidades a respeito do serviço passado do Plano II.

Clique aqui para saber mais sobre o serviço passado.

Dessa forma, a diretoria da Afubesp e dos sindicatos consideram que este novo adiamento foi providencial porque dá mais tempo para que a Previc apure e analise a denúncia, acompanhada por farta documentação que comprova a existência do serviço passado. O aporte deste valor, que é de responsabilidade do Santander, impactará positivamente no déficit do Plano II.

Abaixo-assinado

Durante a assembleia, a Afubesp e sindicatos coletaram grande número de assinaturas dos banespianos para um documento que solicitará ao Banesprev uma reforma estatutária em relação ao artigo 27, que trata especificamente da composição do Conselho Deliberativo.

O objetivo é manter a paridade do colegiado, substituindo a extinta Direp (Diretoria de Representação e Participação dos Funcionários do Banespa) - que era eleita e o ocupante do cargo, automaticamente fazia parte do conselho - por um terceiro membro a ser eleito nos mesmos moldes dos demais.

A Afubesp, em conjunto com Sindicato dos Bancários de São Paulo, Contraf-CUT e Fetec-CUT/SP, lançaram o abaixo-assinado no dia 2 de julho, durante o 1º Encontro Nacional do Plano II do Banesprev, em São Paulo.

O Sindicato e as demais entidades convocam todos os associados do Plano II a participarem da assembleia de março. “A não participação dos bancários trará impactos negativos para os associados do Plano II. Eles precisam estar cientes de que essa assembleia decidirá o futuro da complementação de suas aposentadorias”, afirma o secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Assistência Jurídica do Sindicato, Euclides de Almeida Prado.

Além dele, participaram do encontro o secretário de Formação Sindical e Relações Sindicais do Sindicato, Aparecido Augusto Marcelo, e demais associados da cidade e da região.

Fonte: Afubesp com Seeb Catanduva


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS