02/12/2011

Reunião em SP discute RETPEV

Está agendado para o próximo dia 3 de dezembro, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, o Encontro Estadual dos Tesoureiros da Caixa Econômica Federal. A reunião está sendo organizada pela APCEF/SP em parceria com a Fetec-CUT/SP e discutirá a questão da RETPEV.

Desmontada pela Caixa há exatos 16 meses por conta da implementação do Peate, a RETPV está de volta, para desespero dos empregados. A novidade, agora, é que toda a responsabilidade da RETPV ficará por conta do tesoureiro - conformidade, gestão, conciliação, abastecimento do autoatendimento, entre outros quase 60 itens que fazem parte das suas "mais recentes" atribuições.

A decisão foi prontamente repudiada pelo movimento sindical bancário, pois, com ela, os tesoureiros agregarão as funções que eram do gerente de retaguarda e terão muito mais responsabilidades. Fatalmente, terão uma jornada ‘estendida’ de 16 horas diárias - pois as oito serão insuficientes para dar conta da demanda - e, ainda, não contarão com a mínima estrutura para o desenvolvimento do seu trabalho.

O diretor do Sindicato e membro da diretoria da APCEF Antonio Júlio Gonçalves Neto, o Tony, considera a medida um absurdo. "Essa situação é revoltante. A Caixa está querendo obrigar um único trabalhador a exercer funções que requerem quatro pessoas, no mínimo, para serem executadas", afirma. Ele lembra que as entidades de defesa dos trabalhadores não irão aceitar as decisões autoritárias tomadas pelo banco.

Para se inscrever no Encontro Estadual deTesoureiros, basta enviar e-mail para sindical@apcefsp.org.br. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o diretor Tony pelo telefone (17) 3522-2409 ou pelo e-mail tony@bancariosdecatanduva.com.br.

Fonte: Seeb Catanduva


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS