Anapar reforça luta em defesa do pessoal pré-75 do Plano V do Banesprev
Na manhã de quarta-feira, dia 17, os diretores da Afubesp e integrantes da CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa) receberam a presidenta da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Claudia Ricaldoni, em São Paulo, para tratar exclusivamente sobre o Plano V do Banesprev, que abrange os colegas pré-75 do Banespa.
Durante a reunião, Claudia disse que após estudar os documentos encaminhados pela CNAB sobre toda a questão dos pré-75 - principalmente no que diz respeito ao achatamento das complementações provocadas pelo Santander quando congelou os reajustes dos aposentados - ela descobriu diversos problemas que foram iniciados em 1977/78, quando o Banespa já agia como plano de previdência inadequadamente.
"No decorrer dos anos, uma sequência de fatos foi agravando a situação do pessoal pré-75", explicou a presidenta da Anapar, que abraçou a causa dos banespianos do Plano V e irá procurar a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e o Ministério da Previdência Social para colaborar no que for possível com a luta do segmento.
A reunião serviu para reforçar a parceria da Afubesp com a Anapar, que já está colaborando com a luta do pessoal do Plano II pelo resgate do serviço passado e contra o déficit.
Participaram do encontro os diretores da Afubesp, Walter Oliveira, José Reinaldo Martins, Wagner Cabanal, Maria Rosani, Camilo Fernandes, Oliver Simioni, Sérgio Zancopé e Alfredo Rossi, estes três últimos que também são integrantes da CNAB.
Fonte: Afubesp
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável