6 de julho é “Dia Nacional de Mobilização”
Em defesa da classe operária, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) prepara o “Dia Nacional de Mobilização”.
O movimento é uma ação conjunta com a Marcha das Mulheres, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Central dos Movimentos Populares (CMP) e está focado em apresentar à sociedade brasileira, no dia 6 de julho, uma pauta unificada em defesa da alimentação, da educação e de questões trabalhistas e sindicais.
A resolução, que foi elaborada durante dois meses pelas executivas dos movimentos, intercede no setor da alimentação pela reforma agrária, pelo fim da concentração de terras, pelo Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do Trabalho Escravo, e reivindica por comida mais barata na mesa de todos os brasileiros. Os representantes da classe trabalhadora estão engajados na luta contra os agrotóxicos e contra o modelo agrário atual – clamando a ampliação dos recursos para a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros. “Para nós, o agronegócio tem um financiamento desproporcional à quantidade de alimentos que produz e precisamos reverter este quadro”, afirmam os dirigentes da central.
Para educação, é defendida a ampliação do ensino no campo, o Plano Nacional de Educação, a destinação de 10% do PIB brasileiro às escolas, e a qualificação profissional permanente para os professores. Nos setores do trabalho e do sindicalismo, a luta é pela redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; por liberdade e autonomia sindical, pelo fim do Imposto Sindical e pela implantação da Contribuição Negocial, aprovada em assembléia soberana dos trabalhadores; pelo combate às práticas antissindicais e pelo fim do Fator Previdenciário, visando combater ainda a precarização e a terceirização.
A CUT é a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo. Apoie a este movimento.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável