Seminário discute impactos da terceirização nesta sexta em São Paulo
A terceirização é um fenômeno que avançou pelo mundo durante o neoliberalismo. No Brasil está presente em praticamente todas as categorias profissionais. Muito longe de ser uma especialização de determinado trabalho, a terceirização é na verdade a precarização do trabalho.
No ramo financeiro, a situação é alarmante. Setores inteiros são extintos e substituídos por trabalhadores terceirizados, fazendo exatamente o mesmo trabalho dos bancários e financiários e recebendo salários e benefícios que mal chegam a um terço dos direitos da categoria bancária.
Para discutir o tema e fortalecer o combate a essa prática, o Sindicato dos Bancários de São Paulo promove nos dias 26 e 27 de maio o lançamento de um livro e um seminário sobre o tema. O lançamento será transmitido pelo Momento Bancário em Debate, a partir das 18h. Os bancários podem enviar perguntas para debate@spbancarios.com.br.
Os dois eventos serão realizados no Auditório Azul da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro, próximo ao metrô São Bento). Para o Seminário de Terceirização é necessário fazer inscrição (gratuita) pelo e-mail inscricao@spbancarios.com.br. Será fornecido certificado de participação. Mais informações: 3188-5204.
Dia 26 de maio
|
Lançamento do livro Terceirização Bancária no Brasil - Direitos Humanos Violados pelo Banco Central, de Grijalbo Fernandes Coutinho. Às 18h, com transmissão ao vivo via twitcam e webtv pelo www.spbancarios.com.br e www.redebrasilatual.com.br.
|
Dia 27 de maio
|
Debate: A Terceirização e os Impactos no Mundo do Trabalho.
Das 8h às 18h, com a participação de: Juvandia Moreira (Presidenta do Sindicato) Artur Henrique (Presidente da CUT Nacional) Carlos Cordeiro (Presidente da CONTRAF/CUT) Luiz Cesar de Freitas (Presidente da FETEC/SP-CUT) Aparecido Donizete da Silva (Presidente do Instituto Observatório Social) Dr. Gabriel Lopes Coutinho Filho (Juiz do Trabalho da 2º Região - Titular da 1º Vara de Cotia/SP) Dr. Grijalbo Coutinho (Juiz Titular da 19º Vara do Trabalho de Brasília e ex-presidente da ANAMATRA) Vicentinho (Deputado Federal PT/SP, autor do PL sobre terceirização) José Lopes Feijóo (Representante da Secretaria Geral da Presidência da República) Dr. Jorge Luiz Souto Maior (Juiz do Trabalho da 15º Região - Titular da 3º Vara de Jundiaí/SP) Dr. José de Lima Ramos Pereira (Proc. Reg. do Trab. 21º Região - Chefe de Combate a Fraudes) Representante da Anamatra Representante do MTE - Secretaria de Inspeção do Trabalho Dra. Célia Regina Camachi Stander (Procuradora do Trabalho da 2º Região) Dr. Raimundo Simão de Melo (Procurador Regional do Trabalho da 15º Região) Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira (Proc. Reg. do Trab. 10º Região/coordenador da Conalis) |
Fonte: Seeb SP
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários debatem com Banco do Brasil situação das horas negativas da pandemia
- Portabilidade de Empréstimos CLT passa a valer para dívidas antigas e crédito pessoal
- Bancária e bancário, já começou a Consulta Nacional 2025. Participe!
- Sindicato realiza reunião com empregados da Caixa em Catanduva para debater Saúde Caixa, Funcef e Reestruturação
- Na sede da UNI Global Union, bancários de diferentes países compartilham experiências e alinham ações
- Movimento sindical cobra explicações sobre boato de reestruturação na Caixa
- Banesprev: Juíza não defere liminar e pede informação atualizada sobre processos administrativos
- Caixa: Representação dos empregados cobra dados do Saúde Caixa
- Associados da Cassi votarão Relatório Anual de 2024 entre os dias 15 e 26 de maio
- Decisão sobre pejotização no STF pode prejudicar trabalhador e contas públicas
- Sindicato participa de apresentação do Relatório 2024 da Cassi, em São Paulo
- Terceira mesa sobre custeio da Cassi reforça premissas das entidades
- Fim do “bank” para quem não é banco? BC lança consulta para disciplinar nomes de instituições financeiras
- Em 2025, vai ter Consulta Nacional dos Bancários e Bancárias!
- 13 de maio: racismo não acabou e sociedade necessita de avanços