Seminário discute impactos da terceirização nesta sexta em São Paulo
A terceirização é um fenômeno que avançou pelo mundo durante o neoliberalismo. No Brasil está presente em praticamente todas as categorias profissionais. Muito longe de ser uma especialização de determinado trabalho, a terceirização é na verdade a precarização do trabalho.
No ramo financeiro, a situação é alarmante. Setores inteiros são extintos e substituídos por trabalhadores terceirizados, fazendo exatamente o mesmo trabalho dos bancários e financiários e recebendo salários e benefícios que mal chegam a um terço dos direitos da categoria bancária.
Para discutir o tema e fortalecer o combate a essa prática, o Sindicato dos Bancários de São Paulo promove nos dias 26 e 27 de maio o lançamento de um livro e um seminário sobre o tema. O lançamento será transmitido pelo Momento Bancário em Debate, a partir das 18h. Os bancários podem enviar perguntas para debate@spbancarios.com.br.
Os dois eventos serão realizados no Auditório Azul da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro, próximo ao metrô São Bento). Para o Seminário de Terceirização é necessário fazer inscrição (gratuita) pelo e-mail inscricao@spbancarios.com.br. Será fornecido certificado de participação. Mais informações: 3188-5204.
|
Dia 26 de maio
|
|
Lançamento do livro Terceirização Bancária no Brasil - Direitos Humanos Violados pelo Banco Central, de Grijalbo Fernandes Coutinho. Às 18h, com transmissão ao vivo via twitcam e webtv pelo www.spbancarios.com.br e www.redebrasilatual.com.br.
|
|
Dia 27 de maio
|
|
Debate: A Terceirização e os Impactos no Mundo do Trabalho.
Das 8h às 18h, com a participação de: Juvandia Moreira (Presidenta do Sindicato) Artur Henrique (Presidente da CUT Nacional) Carlos Cordeiro (Presidente da CONTRAF/CUT) Luiz Cesar de Freitas (Presidente da FETEC/SP-CUT) Aparecido Donizete da Silva (Presidente do Instituto Observatório Social) Dr. Gabriel Lopes Coutinho Filho (Juiz do Trabalho da 2º Região - Titular da 1º Vara de Cotia/SP) Dr. Grijalbo Coutinho (Juiz Titular da 19º Vara do Trabalho de Brasília e ex-presidente da ANAMATRA) Vicentinho (Deputado Federal PT/SP, autor do PL sobre terceirização) José Lopes Feijóo (Representante da Secretaria Geral da Presidência da República) Dr. Jorge Luiz Souto Maior (Juiz do Trabalho da 15º Região - Titular da 3º Vara de Jundiaí/SP) Dr. José de Lima Ramos Pereira (Proc. Reg. do Trab. 21º Região - Chefe de Combate a Fraudes) Representante da Anamatra Representante do MTE - Secretaria de Inspeção do Trabalho Dra. Célia Regina Camachi Stander (Procuradora do Trabalho da 2º Região) Dr. Raimundo Simão de Melo (Procurador Regional do Trabalho da 15º Região) Dr. Ricardo José Macedo de Britto Pereira (Proc. Reg. do Trab. 10º Região/coordenador da Conalis) |
Fonte: Seeb SP
MAIS NOTÍCIAS
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- BB não faz proposta e quer jogar a culpa nos próprios funcionários
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi
- Banco Mercantil registra lucro recorde de R$ 548,4 milhões no semestre, mas fecha postos de trabalho
- Fim do recesso parlamentar exige mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores
- Sindicato participa do lançamento do Comitê Popular de Lutas de Catanduva e região
- NR-1: bancários cobram participação efetiva na prevenção e gerenciamento de riscos psicossociais