Pesquisa da UnB revela que estresse afasta 1,3 milhão do trabalho
Cerca de 1,3 milhão de brasileiros tiveram de se afastar do trabalho em 2008 por conta de problemas de saúde relacionados ao estresse. Os dados são de uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), divulgada no começo de abril deste ano.
Dentre os principais problemas causados pelo estresse estão a depressão, alcoolismo, hipertensão, dor de cabeça, dentre outros. As maiores causas são o assédio moral e a pressão excessiva.
"As doenças da mente representam cada vez mais um fator importante [de afastamento no trabalho], com maior curso e duração, e estão crescendo em quantidade. Há um custo social alto para o governo e para a sociedade. É preciso acordar para isso", disse, para o portal R7, Anadergh Barbosa Branco, professora de Medicina do Trabalho da UnB e autora do estudo.
Anadergh acrescenta que a falta de um exame preciso que comprove distúrbios psicológicos faz com que os funcionários nesse estágio de estresse não saibam lidar com o problema, assim como a maioria das empresas, que veem os sintomas como "frescura".
Sintomas
Um dos sintomas do estresse é o estado constante de tristeza ou preocupação, de acordo com Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (Associação Internacional de Cuidados com o Estresse, em tradução do inglês).
Ela cita, também, sintomas físicos como tensões musculares, dores de cabeça e dores no intestino. Também há sinais emocionais, como ansiedade, culpa, depressão e raiva, que levam a ações inadequadas e "explosões" no trabalho.
Fonte: Seeb São Paulo com R7
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Super Caixa: movimento sindical lança campanha "Vendeu/Recebeu"
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!