Marcadas audiências públicas sobre reforma política em dez capitais
Dez capitais já têm agendadas audiências públicas para discutir os rumos da reforma política no Brasil. Na terça-feira (26), integrantes da Comissão de Reforma Política da Câmara dos Deputados se reúnem com representantes das assembleias legislativas estaduais e das câmaras de vereadores de todo o país para definir os procedimentos para as conferências regionais nos outros estados.
Os debates começam nesta sexta-feira (29) em Goiânia e seguem para Belém, na segunda-feira (2), Porto Alegre no dia 6, e Aracaju no dia 9.
Segundo o presidente da Comissão da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB/SE), os trabalhos estão adiantados. No entanto, ele não está otimista quanto à aprovação da reforma em tempo hábil para valer já nas eleições de 2012.
Alguns temas da reforma política são polêmicos e não deverá haver consenso na hora da votação. A previsão é do representante da União Nacional dos Legisladores Brasileiros nas comissões da reforma da Câmara e do Senado, deputado estadual Sérgio Leite (PT/PE).
Segundo Leite, o voto em lista fechada elaborada pelos partidos políticos, por exemplo, gera divergências porque, com este mecanismo, o voto vai para a legenda e não para o candidato.
Definições
Os deputados que integram a comissão têm até o mês de agosto para finalizar os trabalhos e definir partes consensuais sobre o assunto. O Senado Federal, que também montou comissão para discutir o tema, já finalizou o relatório que, após votação em plenário, seguirá para a Câmara.
Os senadores aprovaram, mesmo sob muita oposição, a adoção da lista fechada para o sistema eleitoral brasileiro. Assim, os eleitores vão passar a votar nos partidos políticos, e não mais nos candidatos.
Fonte: Rede Brasil Atual
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!