Extinção da bobina de caixa penaliza bancários
Desde dezembro os bancários do Itaú Unibanco sofrem com a decisão da direção da empresa de eliminar a 2ª via da bobina de caixa, medida que tem trazido transtornos para quem apresenta diferenças de caixa no final do expediente.
O Sindicato já entrou em contato com banco pedindo que implante mecanismo de checagem semelhante ao utilizado pelo Unibanco. Até o momento, o banco, que lucrou R$ 13,3 bilhões no ano passado, não deu resposta. Não é justo para o bancário não ter em mãos a 2ª via para conferir a falha. O banco deveria ter oferecido aos funcionários outro mecanismo para que não sejam penalizados dessa forma.
Temos relatos de funcionários que estão tendo que pagar do próprio salário essas diferenças. Tanto os menores quanto os maiores valores. E em muitos casos, o bancário acaba parcelando o pagamento por não ter condições de pagar de uma única vez. Isso não pode continuar, vamos continuar cobrando do banco uma solução imediata para este problema. Os funcionários precisam ter em mãos bons equipamentos e que facilite suas operações durante o expediente e não traga prejuízos para o bolso do trabalhador.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Mudanças na Caixa às vésperas das negociações acendem alerta e geram cobrança por respeito aos empregados
- Ampliação da representatividade fortalece organização dos trabalhadores do ramo financeiro
- Torneio de Futebol 1º de Maio acontece amanhã, dia 23/05 no Clube dos Bancários
- COE cobra do Santander esclarecimentos sobre o “Conduta Certo”
- A direita e o centrão querem adiar o fim da 6x1 e criar benefícios fiscais para os empresários!
- CUSC cobra transparência e reunião urgente para debater problemas no Saúde Caixa
- Consulta Nacional mobiliza a categoria bancária em todo o país
- O que é jornada de trabalho, por que é preciso reduzi-la e acabar com a escala 6x1
- Fim da escala 6x1 sem redução salarial beneficiará metade dos trabalhadores do país
- Empregados da Caixa em SP debatem pautas e elegem representantes para o Conecef
- STF confirma constitucionalidade da Lei da Igualdade Salarial e reforça obrigação de transparência das empresas
- Comando Nacional propõe “Pacto pela saúde dos bancários"
- Lucro contábil da Caixa é de R$ 3,469 bilhões no primeiro trimestre de 2026
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026