Bancos ajudam a entupir Justiça de processos
Os bancos estão presentem em nada menos do que 38% de todos os processos registrados no Brasil até 31 de março. O segmento divide com o setor público federal a liderança de ranking divulgado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A Caixa Federal responde por 8,5% dos 38% e é o banco mais presente em processos na Justiça. Logo depois vem o Itaú Unibanco com 6,86%. O Bradesco está em 6,15%; o Banco do Brasil, em 5,61%; Santander, 4,25%; e o HSBC fecha a lista dos maiores bancos aparecendo em 1,56% dos processos.
O estudo considera as duas partes de um processo, seja réu ou acusador, também conhecidos como litigantes. Entre os bancos, em 55% dos processos ele é réu e, em 45%, acusador. A Caixa é o banco mais vezes cidados como réu, 74% das vezes. O menor, o Santander, com 45%.
Somente na esfera trabalhista, os bancos são parte em 20,75% dos processos, sendo réus em 85% deles. O Itaú Unibanco responde em 90% das ações trabalhistas em que está envolvido. O Bradesco, em 87%; e a Caixa, em 85%. O HSBC é o que menos aparece como réu em processos envolvendo o banco: 80%.
"Com os lucros que tem, os bancos deveriam dar o exemplo e ampliar o número de funcionários. Assim fariam um atendimento de excelência aos clientes, garantindo segurança e bom senso na venda de serviços, e ofereceriam a mesma excelência para condições de trabalho, com respeito aos direitos, à saúde e à qualidade de vida dos bancáros", afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira. "Assim, esses percentuais de 55% como réu certamente seria reduzido", completa.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Chico Mendes: símbolo da luta sindical e ambiental completaria, hoje, 81 anos
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!