19/08/2022
Dia Nacional de Luta: Sindicato vai às ruas e às redes por proposta decente da Fenaban

Mobilizar a categoria e organizar os próximos passos da Campanha Nacional 2022, de forma a potencializar o alcance das ações e pressionar os bancos a apresentarem uma proposta decente para as reivindicações dos bancários. Foi com esse objetivo que o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região realizou nesta sexta-feira (19) atividades nas agências lotadas na base da entidade.
Os protestos reforçam as mobilizações do Dia Nacional de Luta definido pelo Comando Nacional da categoria.
Os protestos reforçam as mobilizações do Dia Nacional de Luta definido pelo Comando Nacional da categoria.

“Vamos aumentar a pressão sobre os bancos. Essa será a melhor resposta que podemos dar ao que foi colocado na mesa de negociação pela Fenaban, ou melhor, ao que não foi colocado. Após 11 rodadas, os banqueiros frustraram mais uma vez os trabalhadores ao não apresentar uma proposta global e nem respostas para nossas reivindicações econômicas. Estamos nas ruas e nas redes para denunciar a exploração da categoria pelos bancos, que lucram bilhões às custas do trabalho dos bancários, mas se negam a valorizar seu esforço atendendo às suas reivindicações mais do que justas”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
Com o fim da ultratividade – princípio que mantinha a validade de um acordo trabalhista até que outro fosse assinado – essas respostas se tornam ainda mais urgentes, uma vez que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria tem validade até 31 de agosto.
“Os bancos tiveram lucro de R$ 132 bi em 2021, recorde histórico. Nível é o mais alto da série histórica iniciada em 1994. O valor é 49% maior do que em 2020, comprovando que o setor financeiro continua sendo o mais lucrativo do país. Podem e devem valorizar bancários!”, reforçou o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.
“A crise no Brasil se aprofunda. Cada vez mais gente passando dificuldades no país e o preço nos mercados disparou. Enquanto isso, os banqueiros, seguem sem apresentar proposta para os trabalhadores. Bancários e bancárias precisam de aumento real, maior participação na PLR, fim do assédio moral e das metas abusivas, condições dignas de trabalho para evitar o adoecimento, além da valorização do VA e VR, também fundamental para manter o poder aquisitivo da categoria e a comida na mesa do trabalhador. Nós do movimento sindical valorizamos a via negocial, e esperamos que os bancos façam o mesmo e com celeridade”, acrescentou o diretor do Sindicato, Ricardo Jorge Nassar Jr.
O presidente da entidade, Roberto Vicentim, lembrou que a Campanha Nacional dos Bancários 2022 está entrando num momento decisivo. “Precisamos, agora, mais do que nunca da mobilização e participação dos bancários. Realizamos tuitaços antes de todas as nossas negociações, com hastags que elaboramos para cada rodada. Informe-se pelo nosso site e redes sociais e fortaleça a luta pelos seus direitos. Nossa união e mobilização é fundamental para mostrar aos bancos que não aceitaremos nenhum direito a menos. #TáEsperandoOque, Fenaban?”, destacou Vicentim.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- COE Itaú cobra esclarecimentos sobre fechamento de agências, realocação de trabalhadores e condições de trabalho
- Bradesco: lucro bilionário às custas do desemprego e abandono da população
- Redução do equacionamento: cálculos finais comprovam que Caixa e Funcef cortaram direitos sem necessidade
- Live nesta quarta-feira (13): tarifaço e medidas de proteção do emprego
- Saúde Caixa: caminho possível é reajuste zero e fim do teto
- Sindicato participa de seminário da FETEC-CUT/SP e debate desafios da comunicação na categoria bancária
- Encontro Estadual do BB debate conjuntura e define propostas para a Conferência Nacional
- Banespianos e familiares denunciam angústia e risco à saúde diante da ameaça de retirada de patrocínio pelo Santander
- Feliz Dia dos Pais!
- ContrafCast: Entenda porque o PIX se tornou patrimônio nacional e ameaça à hegemonia econômica dos EUA
- Bancários do Itaú definem propostas para o Encontro Nacional, que ocorre em 22 de agosto
- Saiu o resultado do 2º Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT
- Bancários do Santander aprovam propostas e estratégias de luta para o Encontro Nacional
- Encontro Estadual do Bradesco em São Paulo debate principais problemas no banco
- "Basta! Não irão nos calar!" alcança marca de 524 atendimentos, com contribuições à Lei Maria da Penha