10/08/2022

Atos pela democracia acontecem em todo o país nesta quinta-feira (11)

Brasileiros de todas as regiões do país estão se organizando para manifestações, nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, em defesa do estado de direito, que envolve a garantia da democracia e do sistema eleitoral com as urnas eletrônicas, consideradas seguras pela comunidade internacional.

Até o momento, foram confirmados atos em 22 capitais, no Distrito Federal e em diversas cidades de interior, conforme reportagem da do site da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, da qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT) faz parte, está impulsionando os atos de rua e nas universidades brasileiras.

Os protestos são organizados pela CUT, outras centrais sindicais, movimentos populares, entidades estudantis e partidos políticos, e marcam a retomada das ruas em protesto contra os constantes ataques às instituições democráticas.

Os organizadores dizem que “a população brasileira não quer e não pode pagar pela bagunça que o atual governo está criando ao tumultuar a ordem democrática do país; o povo não quer um golpe”.

No mesmo dia 11 será feita a leitura da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, que já recebeu a adesão de quase 800 mil pessoas. 

"Não são apenas os direitos e conquistas da nossa categoria que estão em risco. Neste momento, tão importante quanto fazer uma Campanha Nacional vitoriosa, é, como cidadãs e cidadãos, defender a democracia e o sistema eleitoral atual, com eleições livres. E, se é preciso defender a democracia, o Seeb Catanduva e região se posiciona! Por isso, como entidade cidadã, somamos nossa força às centenas de milhares de brasileiros que exigem o respeito ao estado democrático de direito, e convidamos você também a assinar e compartilhar o documento elaborado pela Faculdade de Direito da USP. Por um país justo, democrático, com respeito à Constituição", reforça o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.

> Assinem o manifesto aqui.
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS