30/06/2022
Bancário, o que você acha de abrir mão do seu final de semana?

Já pensou em abrir mão de seus sábados e domingos para trabalhar? De, ao invés daquela cervejinha gelada com amigos, dos passeios com a família, dos almoços nas casas dos pais, do culto religioso na sua igreja... você tivesse que sair de casa para ir à sua agência aos finais de semana?
É isso o que prevê o PL 1043/2019, de autoria do deputado federal David Soares (União-SP) – guarde bem o nome e o partido porque novas eleições estão na porta.
O Projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados, permite o funcionamento de agências bancárias aos sábados e domingos, revogando a Lei 4.178/1962, que veda a abertura de agências aos finais de semana, e contrariando a CCT da categoria bancária, que determina o cumprimento da jornada bancária somente de segunda a sexta-feira.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região tem atuado contra o avanço da tramitação do projeto por entender que o fim de semana é de descanso para o trabalhador, e que o assunto deve ser tratado em mesa de negociação com o movimento sindical, além de se tratar de um lobby que visa apenas o lucro dos bancos.
Também está rolando uma enquete no site da Câmara dos Deputados sobre o tema. Vote pelo link https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2192746 e mostre que é contra a proposta que aumenta a exploração da categoria!
"O debate do PL 1043, que reduz os direitos e conquista dos bancários, será fundamental para mostrar o posicionamento contrário das entidades a esse Projeto. Os trabalhadores estão exaustos e adoecidos. Aumentar os dias de trabalho, além de retirar um direito, é expor o trabalhador a mais estresses. O fim de semana é o período que o bancário tem para ficar com a sua família e descansar. Há coisas mais urgentes para se pensar, como a contratação de mais empregados para melhorar o atendimento à população no dia a dia”, acrescentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho