15/06/2022
Centrais protestam contra juros altos e a carestia

No dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou mais uma reunião, representantes de centrais sindicais organizaram protesto diante da sede do BC em São Paulo, na avenida Paulista. A manifestação era contra, além dos juros altos, o aumento da inflação, que prejudica principalmente as famílias de menor poder aquisitivo.
Os integrantes do Copom se reúnem até esta quarta-feira (15) à noite, quando será anunciado o resultado. A taxa básica de juros, a Selic, teve 10 aumentos seguidos. Saiu de 2% para 12,75% ao ano, maior nível desde 2017. A inflação oficial, medida pelo IPCA-IBGE, está acumulada em 11,73%. Durante o ato de hoje na Paulista, sindicalistas distribuíram pipocas, com o mote de que o governo está “pipocando” no combate a problemas como desemprego, fome e inflação.
A alta de preços atinge especialmente itens do dia, atingindo de forma mais intensa a população de baixa renda. Produtos da cesta básica, por exemplo, sobem muito acima da média da inflação. Além disso, parte significativa dos acordos salariais fechados neste ano, até agora, tem reajustes abaixo da variação do INPC (índice usado como referência nas negociações).
“É importante realizarmos atos em todas as regiões, visando alertar a sociedade sobre a perversa situação que o Brasil atravessa, principalmente os menos favorecidos economicamente”, afirma o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Também participaram do ato integrantes da CTB, CUT, Nova Central e UGT.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Pejotização: o julgamento no STF que pode redefinir os direitos no trabalho
- Clube dos Bancários estará em manutenção entre os dias 21 e 26 de julho
- Bancários de Catanduva e região elegem nova diretoria do Sindicato nos dias 22 e 23 de julho
- SantanderPrevi inicia processo eleitoral; Sindicato e Afubesp apoiam os candidatos “Representação de Verdade”
- Nota: Novo tarifaço dos EUA ameaça empregos, a indústria e a soberania nacional
- Funcionários do Banco do Brasil cobram avanços em inclusão, igualdade e apoio a trabalhadores endividados
- Caixa não apresenta respostas às reivindicações dos empregados
- Após pressão do movimento sindical, cerca de 600 trabalhadores retornam à categoria bancária no Santander
- CEE volta à mesa de negociações com a Caixa nesta sexta-feira (17)
- Sindicato denuncia escalada de assédio moral no Bradesco e reforça apoio aos bancários da base
- Campanha Nacional: movimento sindical avança em mesa por Igualdade de Oportunidades
- Banco do Brasil retoma negociação da pauta de diversidade nesta sexta (17)
- Clube dos Bancários está reaberto e pronto para receber os associados
- COE Itaú cobra transparência em reestruturação e alerta para impactos sobre trabalhadores
- Após cobrança da Contraf-CUT, Caixa suspende descontos indevidos do Saúde Caixa