12/06/2022

Brasil mais justo, aumento real e direitos: bancários estão prontos para a luta!



Representantes da categoria bancária de todo o país aprovaram, neste domingo (12), no encerramento da 24ª Conferência Nacional dos Bancários, o plano de lutas e a minuta de reivindicações que será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que se dê início às negociações da Campanha Nacional 2022.

Representando os bancários e bancárias de Catanduva e região, participaram do evento de maneira presencial o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim, e os diretores Júlio César Trigo, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) e Luiz César de Freitas (Alemão). Participaram ainda, virtualmente, os diretores Luiz Eduardo Campolungo, Ricardo Jorge Nassar Júnior, Luana Gerlach, Roberta Cristine Jorge, Sérgio Luís de Castro Ribeiro (Ximbica) e Andréa Regina André.
 

“Mais do que recompor a inflação, os bancários, que trabalharam para garantir lucros astronômicos aos bancos, querem ter aumento real em seus salários e a manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho em vigência”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, ao lembrar que o lucro somado dos cinco maiores bancos do país (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) alcançou R$ 27,6 bilhões entre o final de março de 2021 e o final de março de 2022, crescimento de 17,5% no período.

“Mas, neste contexto de pandemia, as questões relacionadas à saúde do trabalhador também terão destaque nesta campanha”, completou.

“A Conferência Nacional sintetiza a luta diária do Sindicato pelas reivindicações da categoria. Temos ciência que a Campanha deste será ainda mais difícil que as anteriores, face à atual conjuntura do país.  Isso, entretanto, não nos amedronta. Ao contrário, contempla-nos de força para lutar pela manutenção dos nossos direitos e conquistas, reivindicar avanços e, sobretudo, respeito à classe trabalhadora e à democracia”, destacou o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.


Anseios da categoria

Os anseios da categoria, tirados a partir de debates nas bases em todo o país e embasados na Consulta Nacional à categoria, que contou com mais de 35 mil participações, mostrou necessidade da luta para a construção de um Brasil sem fome, com equidade, emprego digno e salário justo, mais investimentos em saúde e educação, democracia, soberania e que valorize suas empresas estatais e bancos públicos.

“As reivindicações da categoria são importantes, mas a consulta nos mostrou também que bancárias e bancários também estão preocupados com o que acontece no país e querem um Brasil mais justo, com equidade, sem preconceito e discriminação. Um país com emprego, mais investimentos em saúde e educação. Um país que valorize os trabalhadores e que, por isso, acham importante o debate sobre as eleições e a conjuntura sociopolítica e econômica do país”, afirmou Ivone Silva, que também é coordenadora do Comando Nacional dos Bancários.

Dados da Consulta Nacional aos Bancários apontam que 84,3% da categoria acha muito importante eleger, nas eleições deste ano, candidatos à Presidência e ao Congresso Nacional, comprometidos com as pautas dos trabalhadores. Outros 12,2% classificam como importante.

Reivindicações aos bancos

O conjunto cláusulas da minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 foi aprovada por 99,1% das delegadas e delegados da conferência. Entre os pontos da pauta de reivindicações aprovada na 24ª Conferência Nacional dos Bancários estão:  
 
  • Reposição salarial e nas demais verbas: Inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real;
  • Aumento maior para o VR e VA; 
  • Garantia dos empregos
  • Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste;  
  • Jornada contratual de 4 dias de trabalho, entre segunda e sexta-feira;
  • Fim das metas abusivas;
  • Combate ao assédio moral;
  • Proteção aos trabalhadores adoecidos;
  • Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19.  

Assembleias

A minuta de reivindicações e as resoluções aprovadas pela 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro serão analisadas em assembleias a serem realizadas por sindicatos dos bancários em todo o país e, após aprovada, será entregue à Fenaban na quarta-feira (15).

Bancários e bancárias lotados na base do Sindicato irão deliberar sobre a minuta de reivindicações da categoria e autorizar a renovação da CCT em assembleia virtual na terça-feira (14). 
 

 
Confira o edital completo:
 
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Catanduva e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 47.081.161/0001-10, Carta Sindical nº Livro 038 página 015 - ano 1964, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a assembleia geral extraordinária que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 08:00 horas até às 20:00 horas do dia 14 de junho de 2022, na forma disposta no site www.bancariosdecatanduva.com.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta:

1. Autorizar a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar Convenção Coletiva de Trabalho, Convenção Coletiva sobre Participação dos Empregados nos Lucros e/ou Resultados dos Bancos, Convenção Coletiva de Trabalho sobre Relações Sindicais, Convenção Coletiva sobre Cooperativas e Acordos Coletivos de Trabalho aditivos à CCT e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto;

2. Deliberar sobre aprovação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta da Pauta de Reivindicações da categoria bancária, data-base 1º de setembro, definidas na 24ª Conferência Nacional dos Bancários que inclui desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial).
 
Catanduva, 10 de junho de 2022.

Roberto Carlos Vicentim
Presidente
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS