03/05/2022

Consulta Nacional ajuda a definir reivindicações dos bancários. Particpe!



Há quem pense que a Campanha Nacional dos Bancários começa apenas com a entrega da minuta com a pauta de reivindicações da categoria pelo Comando Nacional dos Bancários para a Federação Nacional dos Bancos. Mas, na verdade, ela começa muito antes, com a consulta realizada aos bancários, sindicalizados ou não, que trabalham nas agências e departamentos bancários em todo o país.

Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, ressalta a importância do envolvimento e participação dos trabalhadores ao responder o questionário, para que a pesquisa retrate com maior precisão a posição da categoria referente aos temas tratados.

"A consulta é realizada para apurar as principais reivindicações dos bancários relacionadas à remuneração, como o índice de reajuste salarial, e as demandas ligadas, sobretudo neste momento, às questões como saúde, segurança e condições de trabalho. Ela possibilita um panorama da situação da categoria bancária, tanto nacional quanto regionalmente. Quanto maior o número de respostas, mais preciso será o diagnóstico do que a categoria realmente pensa e quer para a Campanha Nacional 2022. É hora de avançar na organização. Participe, venha construir junto!", reitera Vicentim.
 

Para facilitar a participação, foi disponibilizado um sistema de votação eletrônica pela internet, que estará disponível até o dia 3 de junho.

Responda à Consulta Nacional aqui

Minuta de reivindicações

As respostas da consulta serão compiladas e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos e de bancos privados, para serem debatidas na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 10 a 12 de junho e terá como principal tarefa a definição da pauta de reivindicações da categoria.

Logo após ser aprovada em assembleia a ser realizada pelo Sindicato, a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para dar início à Campanha Nacional. O objetivo é negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos públicos, uma vez que a vigência dos mesmos se encerra no dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.
 
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS