18/02/2022
Vitória da resistência: Rita Serrano é reeleita ao CA da Caixa com 90,78% dos votos
Com 90,78% dos votos, Rita Serrano, candidata apoiada pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, venceu a eleição para o Conselho de Administração da Caixa. Rita recebeu 19.901 dos 21.923 votos totais. O pleito ocorreu entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
"?Agradeço a todas e todos que confiaram em mim. Essa votação expressiva me mostra que estamos no caminho certo. Além disso, renova a minha convicção de que lutar pela Caixa 100% pública e pelos direitos dos empregados é a certeza de um trabalho bem feito e de dias melhores", comemorou. "Essa vitória não é só minha. É das entidades, associações, confederações, sindicatos e, principalmente, dos trabalhadores e trabalhadoras que acreditam que teremos dias melhores", agradeceu a conselheira reeleita.
Na opinião do Sindicato e demais entidades de representação, a reeleição da conselheira, no primeiro turno e com ampla maioria dos votos, representa a força dos empregados e das entidades sindicais e associativas em defesa da democracia, da Caixa 100% pública e da busca por avanço nos direitos dos trabalhadores.
"Esta vitória é, mais do que nunca, uma conquista dos trabalhadores, que terão sua representatividade fortalecida e reafirmada na luta pelos direitos, melhores condições de trabalho, valorização dos empregados e por uma Caixa 100% pública, principais bandeiras defendidas por Rita no CA. Nossa campanha conseguiu aglutinar diversas pessoas e entidades em um momento de sérios ataques à democracia e aos direitos trabalhistas. Isso deixa claro que os empregados se opõem ao projeto privatista do governo Bolsonaro e têm consciência das ameaças presentes. Demonstra, ainda, que somente a união da categoria e sua organização junto às entidades representativas é capaz de resistir aos retrocessos. Juntos somos mais fortes!", destacou Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato.
"Trabalhador da Caixa, essa vitória também é sua! Contamos com você para continuarmos sendo resistência", acrescentou o diretor, agradecendo a todos os empregados lotados na base do Sindicato que participaram da eleição, contribuindo com a vitória de Maria Rita Serrano.
Entre suas propostas estão a luta pela manutenção da Caixa pública, respeito aos direitos dos empregados, condições de trabalho dignas, garantia do Saúde Caixa e Funcef. Rita também defende um modelo de governança que democratize a gestão, com mais conselheiros eleitos e respeito à diversidade, além de atuar em sinergia com as entidades de representação dos trabalhadores.
Com 32 anos de trabalho na Caixa, Rita Serrano atuou em defesa do banco 100% público e dos direitos dos empregados. Sua trajetória e atuação no movimento sindical, fizeram Rita ser eleita ao Conselho de Administração em 2017 e reeleita em 2019, com 82% dos votos válidos, em uma disputa com mais de 200 candidatos. Seu mandato foi avaliado positivamente por 94% dos trabalhadores do banco.
Conselho de Administração – o órgão é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância. A participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração das estatais é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010.
Na Caixa, o CA é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios do banco, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Também deve estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e decidir sobre questões estratégicas.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas