08/12/2021
#DezembroLaranja: Previna-se contra o câncer de pele. Sindicato apoia essa causa!

A saúde é o nosso bem mais importante e os últimos 2 anos deixaram isso mais evidente devido à pandemia do novo coronavírus. Por isso, é tão essencial a prevenção e diagnósticos precoces. Campanhas mundo afora utilizam cores em meses para simbolizar e conscientizar a população sobre os cuidados com o corpo e mente. Há sete anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer de pele batizado “Dezembro Laranja”.
A campanha deste ano da SBD, com o mote “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”, quer conjugar prevenção ao coronavírus com cuidados para reduzir as chances de casos de câncer de pele. Nos alertas, a SBD deixa claro que o atual momento pede que junto com o uso do álcool gel, máscara e distanciamento, os brasileiros cultivem as práticas de fotoproteção. Com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade.
No entanto, a retomada da normalidade não deve ser feita sem atenção às recomendações das autoridades sanitárias, ainda atentas à possibilidade de aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus. Além desse cuidado, afirmam, a população deve agregar à sua rotina as medidas de prevenção contra o câncer de pele.
Casos no país
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 180 mil novos casos desse tipo de câncer a cada ano. Todos os anos, cerca de 2.300 pessoas morrem por conta da doença, que pode se manifestar de três formas: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular (não-melanomas) e o mais grave deles, o melanoma. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
O uso de óculos de sol e blusas com proteção UV; bonés ou chapéus; preferir a sombra; evitar a exposição solar entre 9h e 15h; e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água são alguns métodos preventivos.
> Para saber mais, acesse AQUI.
"A divulgação de informações sobre as campanhas de saúde, que contribuem para alertar homens e mulheres bancários e toda a população sobre a importância da prevenção integram o compromisso da gestão do Sindicato, como entidade cidadã que é. Isso é reforçado agora, com o apoio à campanha #DezembroLaranja, que aborda os cuidados e a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele. O câncer de pele no país corresponde a 27% todos os tumores malignos, em 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ao notar algum dos sintomas, procure um dermatologista. É o momento de promover a visibilidade do tema e de tentar mais uma vez a promoção de uma campanha participativa, coletiva e atuante", destaca o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- 27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
- Bancários aprovam defesa dos empregos e direitos, da democracia e da soberania como eixos centrais de luta
- Maioria esmagadora da categoria valoriza direitos trabalhistas e rechaça pejotização
- 40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
- Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
- Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
- Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
- Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
- Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
- Fim do teto de gastos da Caixa com saúde dos empregados é fundamental
- Respeito ao ser humano deve ser ponto central no uso da IA pela Caixa
- Jessé Souza: para vencer batalha de narrativas, trabalhadores precisam entender papel do imaginário nacional
- Encontro Nacional define minuta de reivindicações dos trabalhadores do Banco Mercantil do Brasil
- Banco do Brasil enfrenta “tempestade (im)perfeita”: juros altos, novas regras e crise no agro desafiam resultados
- Congresso do BB reforça defesa da Previ e denuncia ataques à governança