25/11/2021

Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres


 

Esta quinta-feira, 25 de novembro, é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. 

Para marcar a data, será realizado um encontro organizado pela Rede UNI Mulheres Brasil para debater a ratificação da convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na discussão será ressaltada a importância de o Brasil ratificar essa convenção. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, participa do encontro.
 
Como todos os anos, o Sindicato, juntamente com a Contraf-CUT, participa de uma jornada de lutas que começou em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra; seguindo-se ao 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher; ao 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; ao 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, quando termina a jornada jornada de lutas. Mas esta é uma luta que não para.

No que se refere ao combate à violência contra as mulheres, essa preocupação está presente nas nossas negociações com os bancos, que assumiram a tarefa de construir canais de atendimento às mulheres em situação de violência, de formação de gestores para encarar esse problema de forma séria como tem que ser encarado. 

Agora, a Contraf-CUT está implementando em todo o Brasil o Projeto Basta, que capacita entidades sindicais a prestar assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência. O Sindicato participará dessa luta, desde a orientação para a procura dos canais e serviços públicos até orientações sobre questões como a guarda de filhos.

"Neste período em que o Brasil vive um grande retrocesso, as leis que protegem os direitos das mulheres e as protegem de diversos tipos de violência, são ignoradas com situações cada vez mais frequentes de abuso e descaso. O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres precisa ser lembrado todos os dias. Esta data, além da necessidade de uma reflexão, tem como objetivo maior exigir de nossos governantes políticas públicas e leis que punam de forma efetiva a violência de gênero", acrescentou o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.

Veja o vídeo da Contraf-CUT sobre a jornada dos 21 Dias de Ativismo
 
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS