11/08/2021
Plenário da Câmara confirma derrota de Bolsonaro e derruba a PEC do Voto Impresso
O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na noite de terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição 135, a PEC do voto impresso. Apesar da pressão governista, o resultado confirmou as expectativas, mas o placar foi diferente do previsto: 229 parlamentares votaram a favor do projeto e 218 contra, com uma abstenção. O número foi insuficiente para aprovação (308). Com isso, a PEC será arquivada. O resultado foi anunciado exatamente às 22h.
Um substitutivo já havia sido derrubado em comissão especial na última quinta-feira (5), por 23 a 11, mas diante da gritaria bolsonarista o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar a matéria ao plenário. Para, segundo ele, “pacificar” a questão. Deputados ligados ao presidente fizeram várias tentativas de adiar a sessão desta noite, mas foram derrotados.
Agora, a expectativa é para saber se o presidente da República cumprirá o que garantiu ao próprio Lira, respeitando o resultado da votação no parlamento. Antes disso, o desfile militar de hoje na Esplanada foi visto pela oposição como uma tentativa de intimidar os deputados. Já o presidente da Casa falou em “trágica coincidência” e cogitou adiar a votação. Para a oposição e outros setores do parlamento, o governo tentava desviar a atenção dos reais problemas, como desemprego, inflação e pandemia.
“Coincidência trágica”
Segundo a Marinha, o objetivo do desfile era convidar o presidente da República para participar de treinamento das três Forças, que ocorre desde 1988, mas em Formosa (GO), sem passar pela capital. “No país polarizado, isso dá cabimento para que se especule algum tipo de pressão. Entramos em contato com o presidente Bolsonaro, que garantiu que não há esse intuito”, afirmou o presidente da Câmara. “Mas não é usual, é uma coincidência trágica dos blindados para Formosa. Isso apimenta este momento.” Durante o dia, jornalistas afirmaram que o ato de Brasília foi um pedido do presidente da República.
Na sessão, iniciada depois das 19h, a defesa da PEC foi feita basicamente por parlamentares do PSL. Um deles chegou a se queixar do “monopólio” do processo eleitoral pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Autora do projeto, a bolsonarista Bia Kicis (DF) disse que o debate foi desvirtuado e que o objetivo era dar “transparência e segurança” às eleições. Como outros de seus colegas, ela afirmou que era preciso “despolitizar” o tema. Mas o presidente da República fez repetidos ataques a ministros e chegou a questionar a própria realização da eleição de 2022 caso o voto impresso não fosse aprovado.
“Sistema é seguro”
Arlindo Chinaglia (PT-SP) observou que, em um quarto de século, nunca houve comprovação de fraude. “Se esquecem que o voto impresso é gerado pelo mesmo software. Se esquecem que a conferência, através do relatório de urna, é feita pelo mesmo software. Aí tentam provar que de três partes do mesmo software só uma está isenta de suposta fraude. Isso não se sustenta, nem pelos fatos, nem pela lógica”, rebateu. Do ponto de vista político, acrescentou depois, o presidente da República fez seguidas ameaças ao processo eleitoral e à própria democracia. Seu objetivo com a PEC, disse ainda, era criar “instabilidade jurídica”.
Líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP) lembrou ter sido o autor de um pedido de auditoria no TSE, nas eleições de 2014. Esse processo demorou um ano, e no final ele chegou à conclusão de que o sistema não demonstrou fraudes, mas não era auditável. Porém, no final de 2019, o TSE aprovou resolução (23.603), que ele considerou “pormenorizada e cuidadosa”, atendendo a vários questionamentos apresentados pelo partido. Com isso, o deputado concluiu: “Não tenho a menor dúvida de que o sistema é seguro”.
Para Carlos Zarattini (PT-SP), a proposta em discussão não tem como objetivo garantir a lisura do processo eleitoral. “Mas exatamente o contrário. Colocar uma dúvida sobre um resultado que sequer aconteceu ainda. É promover anarquia, uma situação fratricida, de disputa muito além da disputa política, eleitoral, transformar numa política violenta, que pode inclusive colocar em risco a democracia brasileira, que precisa ser preservada.”
Alice Portugal (PCdoB-BA) reforçou que o debate sobre o voto impresso não é técnico, como tentaram falar os governistas, mas político. O presidente visa um “tumulto impresso”, afirmou. “Um Capitólio para chamar de seu”, acrescentou, referindo-se à invasão do Congresso norte-americano, em janeiro, por partidários do então presidente Donald Trump, para contestar a derrota eleitoral para Joe Biden.
Insanidade
Nos últimos dias, pelo menos dois terços dos 24 partidos com representação na Casa se posicionaram contra a PEC – algo que não se refletiu na votação final. Assim, Avante, Cidadania, DEM, PCdoB, PDT, PL, PSB, PSD, PSDB, PT, SD, Psol, PV e Rede orientaram suas bancadas contra a PEC governista. PSL e Republicanos, a favor. Já Progressistas, PSC, Pros, PTB, Novo e Patriota liberaram as bancadas. Uma emenda constitucional precisa de 308 votos em dois turnos na Câmara.
Prevendo a derrota, bolsonaristas pressionaram pelo adiamento da sessão. Lira também tentou ganhar tempo, mantendo na pauta a MP 1.045, de redução de jornada e salário, que acabou aprovada. Pouco antes das 21h, o presidente da Casa repetiu declarações dos últimos dias, dizendo que o tema não deveria ter “vencedores e vencidos”. Ao anunciar o resultado, disse esperar que a questão tenha sido encerrada.
Para Pompeo de Mattos (PDT-RS), o fato “lamentável” de hoje foi uma espécie de “retrato mal desenhado” que expõe a “insanidade” do presidente, em sua tentativa de intimidar o Congresso. “Vai dar com os burros n´água. O Exército não precisa se expor a essa realidade, nem a Marinha, nem a Aeronáutica. Não são do governo, são do Estado brasileiro. Além da fumaça que polui Brasília, ficou a ameaça à democracia.” O PDT pediu “interdição” do presidente à Procuradoria-Geral da República.
O deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), chamou o episódio de pantomima. “Que envergonha as autoridades militares, os homens sérios, legalistas, que compreendem o papel das Forças Armadas”, acrescentou. Para Rogério Correia (PT-MG), o ato representa desrespeito às próprias Forças. “A intenção dele é desestabilizar as instituições”, comentou. “Hoje, o presidente envergonhou o Brasil.”
Escondido “atrás do tanque”
Ainda durante a tarde, o 1º vice da Casa, Marcelo Ramos (PL-AM), foi mais um a lembrar que o debate desvia a atenção para os verdadeiros problemas do país: “560 mil mortos, 15 milhões de desempregados, 19 milhões de brasileiros e brasileiras com fome, inflação descontrolada, 800 mil empresas fechadas em decorrência da pandemia. E hoje só se fala em voto impresso e tanque nas ruas”. Para ele, não há espaço para “crises artificiais”.
Presidenta do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR) destacou a inflação crescente de alimentos, combustíveis e energia, entre outros itens. “Não temos um governo eficiente, que governe para o povo”, afirmou. “Com toda essa situação de dificuldade, o que está fazendo Bolsonaro? Está pensando em eleições. Quer mudar o sistema eleitoral. Ele quer tumultuar. Quem tem voto não se esconde atrás de tanque.” Henrique Fontana acrescentou afirmando que o presidente “tem vocação para ditador, não presidente num regime democrático”.
“(O presidente) passou a defender essa pauta quando viu que vai perder na urna”, disse o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), apontando a “falta de capacidade de mostrar resultado” do atual mandatário. “O que o Bolsonaro quer é jogar na confusão.”
Veja como cada deputado votou PEC do Voto Impresso:
AJ Albuquerque (PP-CE)
Abílio Santana (PL-BA)
Abou Anni (PSL-SP) -Votou Sim
Acácio Favacho (PROS-AP)
Adolfo Viana (PSDB-BA)
Adriana Ventura (Novo-SP) -Votou Não
Adriano do Baldy (PP-GO)
Aécio Neves (PSDB-MG) -votou Abstenção
Aelton Freitas (PL-MG) -Votou Não
Afonso Florence (PT-BA) -Votou Não
Afonso Hamm (PP-RS)
Afonso Motta (PDT-RS) -Votou Não
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Airton Faleiro (PT-PA) -Votou Não
Alan Rick (DEM-AC) -Votou Sim
Alceu Moreira (MDB-RS) -Votou Sim
Alcides Rodrigues (Patriota-GO) -Votou Não
Alê Silva (PSL-MG) -Votou Sim
Alencar S. Braga (PT-SP) -Votou Não
Alessandro Molon (PSB-RJ) -Votou Não
Alex Manente (Cidadania-SP) -Votou Não
Alex Santana (PDT-BA) -Votou Sim
Alexandre Frota (PSDB-SP) -Votou Não
Alexandre Leite (DEM-SP) -Votou Não
Alexandre Padilha (PT-SP) - Votou Não
Alexis Fonteyne (Novo-SP) -Votou Sim
Alice Portugal (PCdoB-BA) -Votou Não
Aliel Machado (PSB-PR) -Votou Não
Aline Gurgel (Republican-AP) -Votou Sim
Aline Sleutjes (PSL-PR) -Votou Sim
Altineu Côrtes (PL-RJ) -Votou Não
Aluisio Mendes (PSC-MA) -Votou Sim
Amaro Neto (Republican-ES) -Votou Sim
André Abdon (PP-AP)
André Ferreira (PSC-PE) -Votou Sim
André Figueiredo (PDT-CE) -Votou Não
André Fufuca (PP-MA)
André Janones (Avante-MG) -Votou Não
André de Paula (PSD-PE) -Votou Não
Angela Amin (PP-SC) -Votou Não
Aníbal Gomes (DEM-CE)
Antonio Brito (PSD-BA) -Votou Não
Arlindo Chinaglia (PT-SP) -Votou Não
Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) -Votou Não
Aroldo Martins (Republican-PR) -Votou Sim
Arthur Lira (PP-AL) -votouArt. 17
Arthur O. Maia (DEM-BA)
Átila Lins (PP-AM) -Votou Sim
Átila Lira (PP-PI) -Votou Não
Augusto Coutinho (Solidaried-PE) -Votou Não
Áurea Carolina (PSOL-MG) -Votou Não
Aureo Ribeiro (Solidaried-RJ) -Votou Não
Bacelar (Podemos-BA) -Votou Não
Baleia Rossi (MDB-SP) -Votou Não
Benedita da Silva (PT-RJ) -Votou Não
Benes Leocádio (Republican-RN) -Votou Sim
Beto Faro (PT-PA) -Votou Não
Beto Pereira (PSDB-MS) -Votou Não
Beto Rosado (PP-RN) -Votou Não
Bia Cavassa (PSDB-MS) -Votou Sim
Bia Kicis (PSL-DF) -Votou Sim
Bibo Nunes (PSL-RS) -Votou Sim
Bilac Pinto (DEM-MG)
Bira do Pindaré (PSB-MA) -Votou Não
Boca Aberta (PROS-PR) -Votou Sim
Bohn Gass (PT-RS) -Votou Não
Bosco Costa (PL-SE) -Votou Não
Bosco Saraiva (Solidaried-AM) -Votou Não
Bozzella (PSL-SP) -Votou Não
Bruna Furlan (PSDB-SP)
Cacá Leão (PP-BA) -Votou Sim
Camilo Capiberibe (PSB-AP) -Votou Não
Cap. Alberto Neto (Republican-AM) -Votou Sim
Cap. Fábio Abreu (PL-PI) -Votou Não
Capitão Augusto (PL-SP) -Votou Sim
Capitão Wagner (PROS-CE) -Votou Sim
Carla Dickson (PROS-RN) -Votou Sim
Carla Zambelli (PSL-SP) -Votou Sim
Carlos Chiodini (MDB-SC) -Votou Sim
Carlos Gaguim (DEM-TO) -Votou Sim
Carlos Gomes (Republican-RS) -Votou Sim
Carlos Jordy (PSL-RJ) -Votou Sim
Carlos Sampaio (PSDB-SP) -Votou Não
Carlos Veras (PT-PE) -Votou Não
Carlos Zarattini (PT-SP) -Votou Não
Carmen Zanotto (Cidadania-SC) -Votou Sim
Caroline de Toni (PSL-SC) -Votou Sim
Cássio Andrade (PSB-PA)
Celina Leão (PP-DF) -Votou Sim
Célio Moura (PT-TO) -Votou Não
Célio Silveira (PSDB-GO) -Votou Sim
Célio Studart (PV-CE) -Votou Não
Celso Maldaner (MDB-SC) -Votou Sim
Celso Russomanno (Republican-SP) -Votou Sim
Celso Sabino (PSDB-PA)
Cezinha Madureira (PSD-SP) -Votou Sim
Charles Fernandes (PSD-BA)
Charlles Evangelis (PSL-MG) -Votou Sim
Chico D´Angelo (PDT-RJ) -Votou Não
Chiquinho Brazão (Avante-RJ) -Votou Não
Chris Tonietto (PSL-RJ) -Votou Sim
Christiane Yared (PL-PR) -Votou Sim
Christino Aureo (PP-RJ) -Votou Não
Clarissa Garotinho (PROS-RJ) -Votou Sim
Claudio Cajado (PP-BA) -Votou Sim
Cleber Verde (Republican-MA) -Votou Sim
Coronel Armando (PSL-SC) -Votou Sim
Coronel Tadeu (PSL-SP) -Votou Sim
CoronelChrisóstom (PSL-RO) -Votou Sim
Covatti Filho (PP-RS)
Cristiano Vale (PL-PA) -Votou Não
Da Vitória (Cidadania-ES) -Votou Sim
DaLua do Rota (PSC-AP) -Votou Sim
Dagoberto Nogueira (PDT-MS) -Votou Não
Damião Feliciano (PDT-PB) -Votou Não
Daniel Almeida (PCdoB-BA) -Votou Não
Daniel Coelho (Cidadania-PE) -Votou Não
Daniel Freitas (PSL-SC) -Votou Sim
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Daniel Trzeciak (PSDB-RS) -Votou Sim
Daniela Waguinho (MDB-RJ) -Votou Não
Danilo Cabral (PSB-PE) -Votou Não
Danilo Forte (PSDB-CE)
Darci de Matos (PSD-SC) -Votou Sim
David Miranda (PSOL-RJ) -Votou Não
David Soares (DEM-SP) -Votou Sim
DelAntônioFurtado (PSL-RJ) -Votou Sim
Deleg. Éder Mauro (PSD-PA) -Votou Sim
Delegado Marcelo (PSL-MG) -Votou Sim
Delegado Pablo (PSL-AM) -Votou Sim
Delegado Waldir (PSL-GO) -Votou Não
Diego Andrade (PSD-MG) -Votou Sim
Diego Garcia (Podemos-PR) -Votou Sim
Dimas Fabiano (PP-MG) -Votou Sim
Domingos Neto (PSD-CE) -Votou Não
Domingos Sávio (PSDB-MG) -Votou Sim
Dr Zacharias Calil (DEM-GO) -Votou Sim
Dr. Frederico (Patriota-MG) -Votou Sim
Dr. Jaziel (PL-CE) -Votou Sim
Dr. Leonardo (Solidaried-MT)
Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) -Votou Sim
Dr.Luiz Antonio Jr (PP-RJ) -Votou Não
Dra. Vanda Milani (Solidaried-AC) -Votou Sim
Dra.Soraya Manato (PSL-ES) -Votou Sim
Dulce Miranda (MDB-TO) -Votou Não
Edilazio Junior (PSD-MA) -Votou Não
Edio Lopes (PL-RR) -Votou Não
Edna Henrique (PSDB-PB) -Votou Sim
Eduardo Barbosa (PSDB-MG) -Votou Não
Eduardo Bismarck (PDT-CE) -Votou Não
Eduardo Costa (PTB-PA) -Votou Sim
Eduardo Cury (PSDB-SP) -Votou Não
Eduardo da Fonte (PP-PE) -Votou Não
EduardoBolsonaro (PSL-SP) -Votou Sim
Efraim Filho (DEM-PB)
Elcione Barbalho (MDB-PA)
Eli Borges (Solidaried-TO) -Votou Sim
Eli Corrêa Filho (DEM-SP) -Votou Não
Elias Vaz (PSB-GO) -Votou Não
Elmar Nascimento (DEM-BA)
Emanuel Pinheiro N (PTB-MT) -Votou Sim
Emidinho Madeira (PSB-MG) -Votou Sim
Enio Verri (PT-PR) -Votou Não
Enrico Misasi (PV-SP) -Votou Sim
Erika Kokay (PT-DF) -Votou Não
Eros Biondini (PROS-MG) -Votou Sim
EuclydesPettersen (PSC-MG) -Votou Sim
Evair de Melo (PP-ES) -Votou Sim
Expedito Netto (PSD-RO) -Votou Sim
Fábio Henrique (PDT-SE) -Votou Não
Fábio Mitidieri (PSD-SE)
Fábio Ramalho (MDB-MG)
Fabio Reis (MDB-SE) -Votou Sim
Fabio Schiochet (PSL-SC) -Votou Sim
Fábio Trad (PSD-MS) -Votou Não
Fausto Pinato (PP-SP) -Votou Não
Felício Laterça (PSL-RJ) -Votou Sim
Felipe Carreras (PSB-PE) -Votou Não
Felipe Rigoni (PSB-ES)
FelipeFrancischini (PSL-PR) -Votou Sim
Félix Mendonça Jr (PDT-BA) -Votou Não
FernandaMelchionna (PSOL-RS) -Votou Não
Fernando Coelho (DEM-PE) -Votou Não
FernandoMonteiro (PP-PE) -Votou Não
FernandoRodolfo (PL-PE)
Filipe Barros (PSL-PR) -Votou Sim
Flávia Morais (PDT-GO)
Flaviano Melo (MDB-AC)
Flávio Nogueira (PDT-PI) -Votou Não
Flordelis (PSD-RJ)
Francisco Jr. (PSD-GO) -Votou Sim
Franco Cartafina (PP-MG) -Votou Sim
Fred Costa (Patriota-MG) -Votou Sim
Frei Anastacio (PT-PB) -Votou Não
Gastão Vieira (PROS-MA) -Votou Não
Gelson Azevedo (PL-RJ)
Genecias Noronha (Solidaried-CE) -Votou Não
General Girão (PSL-RN) -Votou Sim
General Peternelli (PSL-SP) -Votou Sim
Geninho Zuliani (DEM-SP) -Votou Não
Geovania de Sá (PSDB-SC) -Votou Sim
Gervásio Maia (PSB-PB) -Votou Não
Giacobo (PL-PR)
Gil Cutrim (Republican-MA) -Votou Não
Gilberto Abramo (Republican-MG) -Votou Sim
GilbertoNasciment (PSC-SP) -Votou Sim
Gilson Marques (Novo-SC) -Votou Sim
Giovani Cherini (PL-RS) -Votou Sim
Giovani Feltes (MDB-RS) -Votou Sim
Glauber Braga (PSOL-RJ) -Votou Não
Glaustin da Fokus (PSC-GO) -Votou Sim
Gleisi Hoffmann (PT-PR) -Votou Não
Gonzaga Patriota (PSB-PE)
Greyce Elias (Avante-MG) -Votou Sim
Guiga Peixoto (PSL-SP) -Votou Sim
Guilherme Derrite (PP-SP) -Votou Sim
Guilherme Mussi (PP-SP) -Votou Não
Gurgel (PSL-RJ) -Votou Sim
Gustavo Fruet (PDT-PR) -Votou Não
Gustinho Ribeiro (Solidaried-SE) -Votou Não
Gutemberg Reis (MDB-RJ) -Votou Sim
Haroldo Cathedral (PSD-RR) -Votou Sim
Heitor Freire (PSL-CE) -Votou Sim
Heitor Schuch (PSB-RS) -Votou Sim
Helder Salomão (PT-ES) -Votou Não
Hélio Costa (Republican-SC) -Votou Sim
Hélio Leite (DEM-PA) -Votou Sim
Helio Lopes (PSL-RJ) -Votou Sim
Henrique Fontana (PT-RS) -Votou Não
Henrique Paraíso (Republican-SP) -Votou Sim
Hercílio Diniz (MDB-MG) -Votou Sim
Herculano Passos (MDB-SP)
HermesParcianello (MDB-PR)
Hildo Rocha (MDB-MA)
Hiran Gonçalves (PP-RR)
Hugo Leal (PSD-RJ) -Votou Sim
Hugo Motta (Republican-PB)
Idilvan Alencar (PDT-CE) -Votou Não
Igor Kannário (DEM-BA) -Votou Sim
Igor Timo (Podemos-MG)
Iracema Portella (PP-PI) -Votou Sim
Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) -Votou Não
Israel Batista (PV-DF) -Votou Não
Ivan Valente (PSOL-SP) -Votou Não
Jandira Feghali (PCdoB-RJ) -Votou Não
Jaqueline Cassol (PP-RO) -Votou Sim
Jefferson Campos (PSB-SP) -Votou Sim
Jerônimo Goergen (PP-RS) -Votou Sim
Jéssica Sales (MDB-AC) -Votou Sim
Jesus Sérgio (PDT-AC) -Votou Sim
Jhonatan de Jesus (Republican-RR)
João C. Bacelar (PL-BA) -Votou Não
João Campos (Republican-GO) -Votou Sim
João Daniel (PT-SE) -Votou Não
João Maia (PL-RN) -Votou Não
João Marcelo S. (MDB-MA)
JoaquimPassarinho (PSD-PA) -Votou Sim
Joenia Wapichana (Rede-RR) -Votou Não
Joice Hasselmann (PSL-SP) -Votou Não
Jorge Braz (Republican-RJ) -Votou Sim
Jorge Solla (PT-BA) -Votou Não
José Airton (PT-CE) -Votou Não
José Guimarães (PT-CE) -Votou Não
Jose Mario Schrein (DEM-GO) -Votou Sim
José Medeiros (Podemos-MT) -Votou Sim
José Nelto (Podemos-GO) -Votou Não
José Nunes (PSD-BA)
José Priante (MDB-PA) -Votou Não
José Ricardo (PT-AM) -Votou Não
José Rocha (PL-BA) -Votou Não
Joseildo Ramos (PT-BA) -Votou Não
JosimarMaranhãozi (PL-MA) -Votou Não
Josivaldo JP (Podemos-MA) -Votou Sim
Juarez Costa (MDB-MT) -Votou Sim
Julian Lemos (PSL-PB) -Votou Sim
Júlio Cesar (PSD-PI) -Votou Sim
Julio Cesar Ribeir (Republican-DF) -Votou Sim
Júlio Delgado (PSB-MG) -Votou Sim
Julio Lopes (PP-RJ) -Votou Não
Junio Amaral (PSL-MG) -Votou Sim
Júnior Ferrari (PSD-PA) -Votou Sim
Junior Lourenço (PL-MA) -Votou Não
Júnior Mano (PL-CE) -Votou Não
Juscelino Filho (DEM-MA)
Kim Kataguiri (DEM-SP) -Votou Não
Laercio Oliveira (PP-SE) -Votou Sim
Laerte Bessa (PL-DF)
Lafayette Andrada (Republican-MG) -Votou Sim
Lauriete (PSC-ES) -Votou Sim
Leandre (PV-PR) -Votou Sim
Leda Sadala (Avante-AP)
Léo Moraes (Podemos-RO) -Votou Sim
Léo Motta (PSL-MG) -Votou Sim
Leo de Brito (PT-AC) -Votou Não
Leonardo Monteiro (PT-MG) -Votou Não
Leônidas Cristino (PDT-CE) -Votou Não
Leur Lomanto Jr. (DEM-BA) -Votou Sim
Lídice da Mata (PSB-BA) -Votou Não
Lincoln Portela (PL-MG) -Votou Sim
Liziane Bayer (PSB-RS) -Votou Sim
Loester Trutis (PSL-MS) -Votou Sim
Lourival Gomes (PSL-RJ) -Votou Sim
Lucas Gonzalez (Novo-MG) -Votou Sim
Lucas Redecker (PSDB-RS) -Votou Sim
Lucas Vergilio (Solidaried-GO) -Votou Não
Luciano Bivar (PSL-PE) -Votou Não
Luciano Ducci (PSB-PR) -Votou Sim
Lucio Mosquini (MDB-RO) -Votou Sim
Luis Miranda (DEM-DF) -Votou Não
Luis Tibé (Avante-MG) -Votou Não
Luisa Canziani (PTB-PR)
Luiz Carlos Motta (PL-SP) -Votou Não
Luiz Lima (PSL-RJ) -Votou Sim
Luiz Nishimori (PL-PR) -Votou Sim
Luiz P. O.Bragança (PSL-SP) -Votou Sim
LuizAntônioCorrêa (PL-RJ) -Votou Não
Luiza Erundina (PSOL-SP) -Votou Não
Luizão Goulart (Republican-PR) -Votou Não
Luizianne Lins (PT-CE) -Votou Não
Magda Mofatto (PL-GO) -Votou Sim
Major Fabiana (PSL-RJ) -Votou Sim
Mara Rocha (PSDB-AC) -Votou Sim
Marcel van Hattem (Novo-RS) -Votou Sim
Marcelo Álvaro (PSL-MG)
Marcelo Aro (PP-MG) -Votou Não
Marcelo Brum (PSL-RS) -Votou Sim
Marcelo Calero (Cidadania-RJ) -Votou Não
Marcelo Freixo (PSB-RJ) -Votou Não
Marcelo Moraes (PTB-RS) -Votou Sim
Marcelo Nilo (PSB-BA) -Votou Não
Marcelo Ramos (PL-AM) -Votou Não
Marcio Alvino (PL-SP) -Votou Não
Márcio Biolchi (MDB-RS) -Votou Sim
Márcio Labre (PSL-RJ) -Votou Sim
Márcio Marinho (Republican-BA) -Votou Sim
Marco Bertaiolli (PSD-SP) -Votou Não
Marcon (PT-RS) -Votou Não
Marcos A. Sampaio (MDB-PI) -Votou Não
Marcos Pereira (Republican-SP) -Votou Sim
Marcos Soares (DEM-RJ) -Votou Sim
Margarete Coelho (PP-PI) -Votou Não
Maria Rosas (Republican-SP) -Votou Sim
Maria do Rosário (PT-RS)
Mariana Carvalho (PSDB-RO) -Votou Sim
Marília Arraes (PT-PE) -Votou Não
Marina Santos (Solidaried-PI) -Votou Sim
Mário Heringer (PDT-MG) -Votou Não
MárioNegromonte Jr (PP-BA) -Votou Não
Marlon Santos (PDT-RS) -Votou Sim
Marreca Filho (Patriota-MA) -Votou Não
Marx Beltrão (PSD-AL) -Votou Sim
Maurício Dziedrick (PTB-RS) -Votou Sim
Mauro Lopes (MDB-MG)
Mauro Nazif (PSB-RO) -Votou Sim
Merlong Solano (PT-PI) -Votou Não
Miguel Lombardi (PL-SP) -Votou Sim
Milton Coelho (PSB-PE) -Votou Não
Misael Varella (PSD-MG) -Votou Sim
Moses Rodrigues (MDB-CE) -Votou Sim
Natália Bonavides (PT-RN) -Votou Não
Nelson Barbudo (PSL-MT) -Votou Sim
Nereu Crispim (PSL-RS) -Votou Não
Neri Geller (PP-MT) -Votou Sim
Neucimar Fraga (PSD-ES) -Votou Sim
Newton Cardoso Jr (MDB-MG) -Votou Não
Nicoletti (PSL-RR) -Votou Sim
Nilson Pinto (PSDB-PA) -Votou Não
Nilto Tatto (PT-SP) -Votou Não
Nivaldo Albuquerq (PTB-AL) -Votou Sim
Norma Ayub (DEM-ES) -Votou Sim
Odair Cunha (PT-MG) -Votou Não
Odorico Monteiro (PSB-CE) -Votou Não
Olival Marques (DEM-PA) -Votou Sim
Orlando Silva (PCdoB-SP) -Votou Não
Osires Damaso (PSC-TO) -Votou Sim
Osmar Terra (MDB-RS) -Votou Sim
Ossesio Silva (Republican-PE) -Votou Sim
Otoni de Paula (PSC-RJ) -Votou Sim
Ottaci Nascimento (Solidaried-RR) -Votou Sim
Otto Alencar (PSD-BA) -Votou Não
Padre João (PT-MG) -Votou Não
Pastor Eurico (Patriota-PE) -Votou Sim
Pastor Gil (PL-MA) -Votou Sim
Pastor Isidório (Avante-BA)
Patrus Ananias (PT-MG) -Votou Não
Paula Belmonte (Cidadania-DF) -Votou Sim
Paulão (PT-AL) -Votou Não
Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
Paulo Azi (DEM-BA)
Paulo Bengtson (PTB-PA) -Votou Sim
Paulo Freire Costa (PL-SP)
Paulo Ganime (Novo-RJ) -Votou Sim
Paulo Guedes (PT-MG) -Votou Não
Paulo Magalhães (PSD-BA) -Votou Não
Paulo Martins (PSC-PR) -Votou Sim
Paulo Pereira (Solidaried-SP) -Votou Não
Paulo Pimenta (PT-RS) -Votou Não
Paulo Ramos (PDT-RJ) -Votou Não
Paulo Teixeira (PT-SP) -Votou Não
Paulo V. Caleffi (PSD-RS) -Votou Sim
Pedro A Bezerra (PTB-CE) -Votou Não
Pedro Augusto (PSD-RJ) -Votou Não
Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) -Votou Não
Pedro Lucas Fernan (PTB-MA) -Votou Não
Pedro Lupion (DEM-PR) -Votou Sim
Pedro Paulo (DEM-RJ) -Votou Não
Pedro Uczai (PT-SC) -Votou Não
Pedro Vilela (PSDB-AL) -Votou Sim
Pedro Westphalen (PP-RS)
Perpétua Almeida (PCdoB-AC) -Votou Não
Pinheirinho (PP-MG)
Policial Sastre (PL-SP) -Votou Sim
Pompeo de Mattos (PDT-RS) -Votou Sim
Pr Marco Feliciano (Republican-SP) -Votou Sim
Profª Dorinha (DEM-TO) -Votou Não
Prof Marcivania (PCdoB-AP) -Votou Não
Profª Rosa Neide (PT-MT) -Votou Não
Professor Alcides (PP-GO) -Votou Sim
Professor Joziel (PSL-RJ) -Votou Sim
Professora Dayane (PSL-BA) -Votou Não
Rafael Motta (PSB-RN) -Votou Não
Raimundo Costa (PL-BA) -Votou Não
Raul Henry (MDB-PE) -Votou Não
Reginaldo Lopes (PT-MG) -Votou Não
Rejane Dias (PT-PI) -Votou Não
Renata Abreu (Podemos-SP) -Votou Sim
Renildo Calheiros (PCdoB-PE) -Votou Não
Ricardo Barros (PP-PR) -Votou Sim
Ricardo Guidi (PSD-SC) -Votou Sim
Ricardo Izar (PP-SP) -Votou Sim
Ricardo Silva (PSB-SP) -Votou Sim
Ricardo Teobaldo (Podemos-PE) -Votou Sim
Ricardo da Karol (PSC-RJ) -Votou Sim
Roberto Alves (Republican-SP) -Votou Sim
Roberto de Lucena (Podemos-SP)
Rodrigo Agostinho (PSB-SP) -Votou Não
Rodrigo Coelho (PSB-SC) -Votou Sim
Rodrigo Maia (S.Part.-RJ) -Votou Não
Rodrigo de Castro (PSDB-MG) -Votou Não
Rogério Correia (PT-MG) -Votou Não
Rogério Peninha (MDB-SC) -Votou Sim
Roman (Patriota-PR) -Votou Sim
Ronaldo Carletto (PP-BA)
Rosana Valle (PSB-SP) -Votou Sim
Rosangela Gomes (Republican-RJ) -Votou Sim
Rose Modesto (PSDB-MS) -Votou Sim
Rossoni (PSDB-PR) -Votou Sim
Rubens Bueno (Cidadania-PR) -Votou Não
Rubens Otoni (PT-GO) -Votou Não
Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA) -Votou Não
Rui Falcão (PT-SP) -Votou Não
Ruy Carneiro (PSDB-PB) -Votou Sim
Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
Samuel Moreira (PSDB-SP) -Votou Não
Sanderson (PSL-RS) -Votou Sim
Sargento Fahur (PSD-PR) -Votou Sim
Sebastião Oliveira (Avante-PE) -Votou Não
Sérgio Brito (PSD-BA) -Votou Não
Sergio Souza (MDB-PR) -Votou Sim
Sergio Toledo (PL-AL) -Votou Não
Severino Pessoa (Republican-AL) -Votou Sim
Shéridan (PSDB-RR) -Votou Sim
Sidney Leite (PSD-AM) -Votou Não
Silas Câmara (Republican-AM) -Votou Sim
Silvia Cristina (PDT-RO) -Votou Sim
Silvio Costa Filho (Republican-PE) -Votou Não
Soraya Santos (PL-RJ)
SóstenesCavalcante (DEM-RJ) -Votou Sim
Stefano Aguiar (PSD-MG) -Votou Sim
Stephanes Junior (PSD-PR) -Votou Sim
SubtenenteGonzaga (PDT-MG) -Votou Sim
Tabata Amaral (PDT-SP) -Votou Não
Tadeu Alencar (PSB-PE) -Votou Não
Talíria Petrone (PSOL-RJ) -Votou Não
Ted Conti (PSB-ES) -Votou Sim
Tereza Nelma (PSDB-AL) -Votou Não
Tia Eron (Republican-BA) -Votou Sim
Tiago Dimas (Solidaried-TO) -Votou Sim
Tiago Mitraud (Novo-MG) -Votou Não
Tiririca (PL-SP) -Votou Não
Tito (Avante-BA) -Votou Sim
ToninhoWandscheer (PROS-PR) -Votou Sim
Totonho Lopes (PDT-CE) -Votou Não
Túlio Gadêlha (PDT-PE) -Votou Não
Uldurico Junior (PROS-BA) -Votou Sim
Vaidon Oliveira (PROS-CE)
Valdevan Noventa (PL-SE) -Votou Não
Valmir Assunção (PT-BA) -Votou Não
Valtenir Pereira (MDB-MT) -Votou Não
Vander Loubet (PT-MS) -Votou Não
Vanderlei Macris (PSDB-SP) -Votou Não
Vavá Martins (Republican-PA) -Votou Sim
Vermelho (PSD-PR) -Votou Sim
Vicentinho (PT-SP) -Votou Não
Vicentinho Júnior (PL-TO) -Votou Não
Vilson da Fetaemg (PSB-MG) -Votou Não
Vinicius Carvalho (Republican-SP)
Vinicius Gurgel (PL-AP) -Votou Não
Vinicius Poit (Novo-SP) -Votou Não
Vitor Hugo (PSL-GO) -Votou Sim
Vitor Lippi (PSDB-SP) -Votou Não
Vivi Reis (PSOL-PA) -Votou Não
Waldenor Pereira (PT-BA) -Votou Não
Walter Alves (MDB-RN) -Votou Não
Weliton Prado (PROS-MG) -Votou Sim
Wellington (PL-PB) -Votou Não
Wilson Santiago (PTB-PB)
Wolney Queiroz (PDT-PE) -Votou Não
Zé Carlos (PT-MA) -Votou Não
Zé Neto (PT-BA) -Votou Não
Zé Silva (Solidaried-MG)
Zé Vitor (PL-MG) -Votou Sim
Zeca Dirceu (PT-PR) -Votou Não
Um substitutivo já havia sido derrubado em comissão especial na última quinta-feira (5), por 23 a 11, mas diante da gritaria bolsonarista o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar a matéria ao plenário. Para, segundo ele, “pacificar” a questão. Deputados ligados ao presidente fizeram várias tentativas de adiar a sessão desta noite, mas foram derrotados.
Agora, a expectativa é para saber se o presidente da República cumprirá o que garantiu ao próprio Lira, respeitando o resultado da votação no parlamento. Antes disso, o desfile militar de hoje na Esplanada foi visto pela oposição como uma tentativa de intimidar os deputados. Já o presidente da Casa falou em “trágica coincidência” e cogitou adiar a votação. Para a oposição e outros setores do parlamento, o governo tentava desviar a atenção dos reais problemas, como desemprego, inflação e pandemia.
“Coincidência trágica”
Segundo a Marinha, o objetivo do desfile era convidar o presidente da República para participar de treinamento das três Forças, que ocorre desde 1988, mas em Formosa (GO), sem passar pela capital. “No país polarizado, isso dá cabimento para que se especule algum tipo de pressão. Entramos em contato com o presidente Bolsonaro, que garantiu que não há esse intuito”, afirmou o presidente da Câmara. “Mas não é usual, é uma coincidência trágica dos blindados para Formosa. Isso apimenta este momento.” Durante o dia, jornalistas afirmaram que o ato de Brasília foi um pedido do presidente da República.
Na sessão, iniciada depois das 19h, a defesa da PEC foi feita basicamente por parlamentares do PSL. Um deles chegou a se queixar do “monopólio” do processo eleitoral pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Autora do projeto, a bolsonarista Bia Kicis (DF) disse que o debate foi desvirtuado e que o objetivo era dar “transparência e segurança” às eleições. Como outros de seus colegas, ela afirmou que era preciso “despolitizar” o tema. Mas o presidente da República fez repetidos ataques a ministros e chegou a questionar a própria realização da eleição de 2022 caso o voto impresso não fosse aprovado.
“Sistema é seguro”
Arlindo Chinaglia (PT-SP) observou que, em um quarto de século, nunca houve comprovação de fraude. “Se esquecem que o voto impresso é gerado pelo mesmo software. Se esquecem que a conferência, através do relatório de urna, é feita pelo mesmo software. Aí tentam provar que de três partes do mesmo software só uma está isenta de suposta fraude. Isso não se sustenta, nem pelos fatos, nem pela lógica”, rebateu. Do ponto de vista político, acrescentou depois, o presidente da República fez seguidas ameaças ao processo eleitoral e à própria democracia. Seu objetivo com a PEC, disse ainda, era criar “instabilidade jurídica”.
Líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP) lembrou ter sido o autor de um pedido de auditoria no TSE, nas eleições de 2014. Esse processo demorou um ano, e no final ele chegou à conclusão de que o sistema não demonstrou fraudes, mas não era auditável. Porém, no final de 2019, o TSE aprovou resolução (23.603), que ele considerou “pormenorizada e cuidadosa”, atendendo a vários questionamentos apresentados pelo partido. Com isso, o deputado concluiu: “Não tenho a menor dúvida de que o sistema é seguro”.
Para Carlos Zarattini (PT-SP), a proposta em discussão não tem como objetivo garantir a lisura do processo eleitoral. “Mas exatamente o contrário. Colocar uma dúvida sobre um resultado que sequer aconteceu ainda. É promover anarquia, uma situação fratricida, de disputa muito além da disputa política, eleitoral, transformar numa política violenta, que pode inclusive colocar em risco a democracia brasileira, que precisa ser preservada.”
Alice Portugal (PCdoB-BA) reforçou que o debate sobre o voto impresso não é técnico, como tentaram falar os governistas, mas político. O presidente visa um “tumulto impresso”, afirmou. “Um Capitólio para chamar de seu”, acrescentou, referindo-se à invasão do Congresso norte-americano, em janeiro, por partidários do então presidente Donald Trump, para contestar a derrota eleitoral para Joe Biden.
Insanidade
Nos últimos dias, pelo menos dois terços dos 24 partidos com representação na Casa se posicionaram contra a PEC – algo que não se refletiu na votação final. Assim, Avante, Cidadania, DEM, PCdoB, PDT, PL, PSB, PSD, PSDB, PT, SD, Psol, PV e Rede orientaram suas bancadas contra a PEC governista. PSL e Republicanos, a favor. Já Progressistas, PSC, Pros, PTB, Novo e Patriota liberaram as bancadas. Uma emenda constitucional precisa de 308 votos em dois turnos na Câmara.
Prevendo a derrota, bolsonaristas pressionaram pelo adiamento da sessão. Lira também tentou ganhar tempo, mantendo na pauta a MP 1.045, de redução de jornada e salário, que acabou aprovada. Pouco antes das 21h, o presidente da Casa repetiu declarações dos últimos dias, dizendo que o tema não deveria ter “vencedores e vencidos”. Ao anunciar o resultado, disse esperar que a questão tenha sido encerrada.
Para Pompeo de Mattos (PDT-RS), o fato “lamentável” de hoje foi uma espécie de “retrato mal desenhado” que expõe a “insanidade” do presidente, em sua tentativa de intimidar o Congresso. “Vai dar com os burros n´água. O Exército não precisa se expor a essa realidade, nem a Marinha, nem a Aeronáutica. Não são do governo, são do Estado brasileiro. Além da fumaça que polui Brasília, ficou a ameaça à democracia.” O PDT pediu “interdição” do presidente à Procuradoria-Geral da República.
O deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), chamou o episódio de pantomima. “Que envergonha as autoridades militares, os homens sérios, legalistas, que compreendem o papel das Forças Armadas”, acrescentou. Para Rogério Correia (PT-MG), o ato representa desrespeito às próprias Forças. “A intenção dele é desestabilizar as instituições”, comentou. “Hoje, o presidente envergonhou o Brasil.”
Escondido “atrás do tanque”
Ainda durante a tarde, o 1º vice da Casa, Marcelo Ramos (PL-AM), foi mais um a lembrar que o debate desvia a atenção para os verdadeiros problemas do país: “560 mil mortos, 15 milhões de desempregados, 19 milhões de brasileiros e brasileiras com fome, inflação descontrolada, 800 mil empresas fechadas em decorrência da pandemia. E hoje só se fala em voto impresso e tanque nas ruas”. Para ele, não há espaço para “crises artificiais”.
Presidenta do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR) destacou a inflação crescente de alimentos, combustíveis e energia, entre outros itens. “Não temos um governo eficiente, que governe para o povo”, afirmou. “Com toda essa situação de dificuldade, o que está fazendo Bolsonaro? Está pensando em eleições. Quer mudar o sistema eleitoral. Ele quer tumultuar. Quem tem voto não se esconde atrás de tanque.” Henrique Fontana acrescentou afirmando que o presidente “tem vocação para ditador, não presidente num regime democrático”.
“(O presidente) passou a defender essa pauta quando viu que vai perder na urna”, disse o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), apontando a “falta de capacidade de mostrar resultado” do atual mandatário. “O que o Bolsonaro quer é jogar na confusão.”
Veja como cada deputado votou PEC do Voto Impresso:
AJ Albuquerque (PP-CE)
Abílio Santana (PL-BA)
Abou Anni (PSL-SP) -Votou Sim
Acácio Favacho (PROS-AP)
Adolfo Viana (PSDB-BA)
Adriana Ventura (Novo-SP) -Votou Não
Adriano do Baldy (PP-GO)
Aécio Neves (PSDB-MG) -votou Abstenção
Aelton Freitas (PL-MG) -Votou Não
Afonso Florence (PT-BA) -Votou Não
Afonso Hamm (PP-RS)
Afonso Motta (PDT-RS) -Votou Não
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Airton Faleiro (PT-PA) -Votou Não
Alan Rick (DEM-AC) -Votou Sim
Alceu Moreira (MDB-RS) -Votou Sim
Alcides Rodrigues (Patriota-GO) -Votou Não
Alê Silva (PSL-MG) -Votou Sim
Alencar S. Braga (PT-SP) -Votou Não
Alessandro Molon (PSB-RJ) -Votou Não
Alex Manente (Cidadania-SP) -Votou Não
Alex Santana (PDT-BA) -Votou Sim
Alexandre Frota (PSDB-SP) -Votou Não
Alexandre Leite (DEM-SP) -Votou Não
Alexandre Padilha (PT-SP) - Votou Não
Alexis Fonteyne (Novo-SP) -Votou Sim
Alice Portugal (PCdoB-BA) -Votou Não
Aliel Machado (PSB-PR) -Votou Não
Aline Gurgel (Republican-AP) -Votou Sim
Aline Sleutjes (PSL-PR) -Votou Sim
Altineu Côrtes (PL-RJ) -Votou Não
Aluisio Mendes (PSC-MA) -Votou Sim
Amaro Neto (Republican-ES) -Votou Sim
André Abdon (PP-AP)
André Ferreira (PSC-PE) -Votou Sim
André Figueiredo (PDT-CE) -Votou Não
André Fufuca (PP-MA)
André Janones (Avante-MG) -Votou Não
André de Paula (PSD-PE) -Votou Não
Angela Amin (PP-SC) -Votou Não
Aníbal Gomes (DEM-CE)
Antonio Brito (PSD-BA) -Votou Não
Arlindo Chinaglia (PT-SP) -Votou Não
Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) -Votou Não
Aroldo Martins (Republican-PR) -Votou Sim
Arthur Lira (PP-AL) -votouArt. 17
Arthur O. Maia (DEM-BA)
Átila Lins (PP-AM) -Votou Sim
Átila Lira (PP-PI) -Votou Não
Augusto Coutinho (Solidaried-PE) -Votou Não
Áurea Carolina (PSOL-MG) -Votou Não
Aureo Ribeiro (Solidaried-RJ) -Votou Não
Bacelar (Podemos-BA) -Votou Não
Baleia Rossi (MDB-SP) -Votou Não
Benedita da Silva (PT-RJ) -Votou Não
Benes Leocádio (Republican-RN) -Votou Sim
Beto Faro (PT-PA) -Votou Não
Beto Pereira (PSDB-MS) -Votou Não
Beto Rosado (PP-RN) -Votou Não
Bia Cavassa (PSDB-MS) -Votou Sim
Bia Kicis (PSL-DF) -Votou Sim
Bibo Nunes (PSL-RS) -Votou Sim
Bilac Pinto (DEM-MG)
Bira do Pindaré (PSB-MA) -Votou Não
Boca Aberta (PROS-PR) -Votou Sim
Bohn Gass (PT-RS) -Votou Não
Bosco Costa (PL-SE) -Votou Não
Bosco Saraiva (Solidaried-AM) -Votou Não
Bozzella (PSL-SP) -Votou Não
Bruna Furlan (PSDB-SP)
Cacá Leão (PP-BA) -Votou Sim
Camilo Capiberibe (PSB-AP) -Votou Não
Cap. Alberto Neto (Republican-AM) -Votou Sim
Cap. Fábio Abreu (PL-PI) -Votou Não
Capitão Augusto (PL-SP) -Votou Sim
Capitão Wagner (PROS-CE) -Votou Sim
Carla Dickson (PROS-RN) -Votou Sim
Carla Zambelli (PSL-SP) -Votou Sim
Carlos Chiodini (MDB-SC) -Votou Sim
Carlos Gaguim (DEM-TO) -Votou Sim
Carlos Gomes (Republican-RS) -Votou Sim
Carlos Jordy (PSL-RJ) -Votou Sim
Carlos Sampaio (PSDB-SP) -Votou Não
Carlos Veras (PT-PE) -Votou Não
Carlos Zarattini (PT-SP) -Votou Não
Carmen Zanotto (Cidadania-SC) -Votou Sim
Caroline de Toni (PSL-SC) -Votou Sim
Cássio Andrade (PSB-PA)
Celina Leão (PP-DF) -Votou Sim
Célio Moura (PT-TO) -Votou Não
Célio Silveira (PSDB-GO) -Votou Sim
Célio Studart (PV-CE) -Votou Não
Celso Maldaner (MDB-SC) -Votou Sim
Celso Russomanno (Republican-SP) -Votou Sim
Celso Sabino (PSDB-PA)
Cezinha Madureira (PSD-SP) -Votou Sim
Charles Fernandes (PSD-BA)
Charlles Evangelis (PSL-MG) -Votou Sim
Chico D´Angelo (PDT-RJ) -Votou Não
Chiquinho Brazão (Avante-RJ) -Votou Não
Chris Tonietto (PSL-RJ) -Votou Sim
Christiane Yared (PL-PR) -Votou Sim
Christino Aureo (PP-RJ) -Votou Não
Clarissa Garotinho (PROS-RJ) -Votou Sim
Claudio Cajado (PP-BA) -Votou Sim
Cleber Verde (Republican-MA) -Votou Sim
Coronel Armando (PSL-SC) -Votou Sim
Coronel Tadeu (PSL-SP) -Votou Sim
CoronelChrisóstom (PSL-RO) -Votou Sim
Covatti Filho (PP-RS)
Cristiano Vale (PL-PA) -Votou Não
Da Vitória (Cidadania-ES) -Votou Sim
DaLua do Rota (PSC-AP) -Votou Sim
Dagoberto Nogueira (PDT-MS) -Votou Não
Damião Feliciano (PDT-PB) -Votou Não
Daniel Almeida (PCdoB-BA) -Votou Não
Daniel Coelho (Cidadania-PE) -Votou Não
Daniel Freitas (PSL-SC) -Votou Sim
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Daniel Trzeciak (PSDB-RS) -Votou Sim
Daniela Waguinho (MDB-RJ) -Votou Não
Danilo Cabral (PSB-PE) -Votou Não
Danilo Forte (PSDB-CE)
Darci de Matos (PSD-SC) -Votou Sim
David Miranda (PSOL-RJ) -Votou Não
David Soares (DEM-SP) -Votou Sim
DelAntônioFurtado (PSL-RJ) -Votou Sim
Deleg. Éder Mauro (PSD-PA) -Votou Sim
Delegado Marcelo (PSL-MG) -Votou Sim
Delegado Pablo (PSL-AM) -Votou Sim
Delegado Waldir (PSL-GO) -Votou Não
Diego Andrade (PSD-MG) -Votou Sim
Diego Garcia (Podemos-PR) -Votou Sim
Dimas Fabiano (PP-MG) -Votou Sim
Domingos Neto (PSD-CE) -Votou Não
Domingos Sávio (PSDB-MG) -Votou Sim
Dr Zacharias Calil (DEM-GO) -Votou Sim
Dr. Frederico (Patriota-MG) -Votou Sim
Dr. Jaziel (PL-CE) -Votou Sim
Dr. Leonardo (Solidaried-MT)
Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) -Votou Sim
Dr.Luiz Antonio Jr (PP-RJ) -Votou Não
Dra. Vanda Milani (Solidaried-AC) -Votou Sim
Dra.Soraya Manato (PSL-ES) -Votou Sim
Dulce Miranda (MDB-TO) -Votou Não
Edilazio Junior (PSD-MA) -Votou Não
Edio Lopes (PL-RR) -Votou Não
Edna Henrique (PSDB-PB) -Votou Sim
Eduardo Barbosa (PSDB-MG) -Votou Não
Eduardo Bismarck (PDT-CE) -Votou Não
Eduardo Costa (PTB-PA) -Votou Sim
Eduardo Cury (PSDB-SP) -Votou Não
Eduardo da Fonte (PP-PE) -Votou Não
EduardoBolsonaro (PSL-SP) -Votou Sim
Efraim Filho (DEM-PB)
Elcione Barbalho (MDB-PA)
Eli Borges (Solidaried-TO) -Votou Sim
Eli Corrêa Filho (DEM-SP) -Votou Não
Elias Vaz (PSB-GO) -Votou Não
Elmar Nascimento (DEM-BA)
Emanuel Pinheiro N (PTB-MT) -Votou Sim
Emidinho Madeira (PSB-MG) -Votou Sim
Enio Verri (PT-PR) -Votou Não
Enrico Misasi (PV-SP) -Votou Sim
Erika Kokay (PT-DF) -Votou Não
Eros Biondini (PROS-MG) -Votou Sim
EuclydesPettersen (PSC-MG) -Votou Sim
Evair de Melo (PP-ES) -Votou Sim
Expedito Netto (PSD-RO) -Votou Sim
Fábio Henrique (PDT-SE) -Votou Não
Fábio Mitidieri (PSD-SE)
Fábio Ramalho (MDB-MG)
Fabio Reis (MDB-SE) -Votou Sim
Fabio Schiochet (PSL-SC) -Votou Sim
Fábio Trad (PSD-MS) -Votou Não
Fausto Pinato (PP-SP) -Votou Não
Felício Laterça (PSL-RJ) -Votou Sim
Felipe Carreras (PSB-PE) -Votou Não
Felipe Rigoni (PSB-ES)
FelipeFrancischini (PSL-PR) -Votou Sim
Félix Mendonça Jr (PDT-BA) -Votou Não
FernandaMelchionna (PSOL-RS) -Votou Não
Fernando Coelho (DEM-PE) -Votou Não
FernandoMonteiro (PP-PE) -Votou Não
FernandoRodolfo (PL-PE)
Filipe Barros (PSL-PR) -Votou Sim
Flávia Morais (PDT-GO)
Flaviano Melo (MDB-AC)
Flávio Nogueira (PDT-PI) -Votou Não
Flordelis (PSD-RJ)
Francisco Jr. (PSD-GO) -Votou Sim
Franco Cartafina (PP-MG) -Votou Sim
Fred Costa (Patriota-MG) -Votou Sim
Frei Anastacio (PT-PB) -Votou Não
Gastão Vieira (PROS-MA) -Votou Não
Gelson Azevedo (PL-RJ)
Genecias Noronha (Solidaried-CE) -Votou Não
General Girão (PSL-RN) -Votou Sim
General Peternelli (PSL-SP) -Votou Sim
Geninho Zuliani (DEM-SP) -Votou Não
Geovania de Sá (PSDB-SC) -Votou Sim
Gervásio Maia (PSB-PB) -Votou Não
Giacobo (PL-PR)
Gil Cutrim (Republican-MA) -Votou Não
Gilberto Abramo (Republican-MG) -Votou Sim
GilbertoNasciment (PSC-SP) -Votou Sim
Gilson Marques (Novo-SC) -Votou Sim
Giovani Cherini (PL-RS) -Votou Sim
Giovani Feltes (MDB-RS) -Votou Sim
Glauber Braga (PSOL-RJ) -Votou Não
Glaustin da Fokus (PSC-GO) -Votou Sim
Gleisi Hoffmann (PT-PR) -Votou Não
Gonzaga Patriota (PSB-PE)
Greyce Elias (Avante-MG) -Votou Sim
Guiga Peixoto (PSL-SP) -Votou Sim
Guilherme Derrite (PP-SP) -Votou Sim
Guilherme Mussi (PP-SP) -Votou Não
Gurgel (PSL-RJ) -Votou Sim
Gustavo Fruet (PDT-PR) -Votou Não
Gustinho Ribeiro (Solidaried-SE) -Votou Não
Gutemberg Reis (MDB-RJ) -Votou Sim
Haroldo Cathedral (PSD-RR) -Votou Sim
Heitor Freire (PSL-CE) -Votou Sim
Heitor Schuch (PSB-RS) -Votou Sim
Helder Salomão (PT-ES) -Votou Não
Hélio Costa (Republican-SC) -Votou Sim
Hélio Leite (DEM-PA) -Votou Sim
Helio Lopes (PSL-RJ) -Votou Sim
Henrique Fontana (PT-RS) -Votou Não
Henrique Paraíso (Republican-SP) -Votou Sim
Hercílio Diniz (MDB-MG) -Votou Sim
Herculano Passos (MDB-SP)
HermesParcianello (MDB-PR)
Hildo Rocha (MDB-MA)
Hiran Gonçalves (PP-RR)
Hugo Leal (PSD-RJ) -Votou Sim
Hugo Motta (Republican-PB)
Idilvan Alencar (PDT-CE) -Votou Não
Igor Kannário (DEM-BA) -Votou Sim
Igor Timo (Podemos-MG)
Iracema Portella (PP-PI) -Votou Sim
Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) -Votou Não
Israel Batista (PV-DF) -Votou Não
Ivan Valente (PSOL-SP) -Votou Não
Jandira Feghali (PCdoB-RJ) -Votou Não
Jaqueline Cassol (PP-RO) -Votou Sim
Jefferson Campos (PSB-SP) -Votou Sim
Jerônimo Goergen (PP-RS) -Votou Sim
Jéssica Sales (MDB-AC) -Votou Sim
Jesus Sérgio (PDT-AC) -Votou Sim
Jhonatan de Jesus (Republican-RR)
João C. Bacelar (PL-BA) -Votou Não
João Campos (Republican-GO) -Votou Sim
João Daniel (PT-SE) -Votou Não
João Maia (PL-RN) -Votou Não
João Marcelo S. (MDB-MA)
JoaquimPassarinho (PSD-PA) -Votou Sim
Joenia Wapichana (Rede-RR) -Votou Não
Joice Hasselmann (PSL-SP) -Votou Não
Jorge Braz (Republican-RJ) -Votou Sim
Jorge Solla (PT-BA) -Votou Não
José Airton (PT-CE) -Votou Não
José Guimarães (PT-CE) -Votou Não
Jose Mario Schrein (DEM-GO) -Votou Sim
José Medeiros (Podemos-MT) -Votou Sim
José Nelto (Podemos-GO) -Votou Não
José Nunes (PSD-BA)
José Priante (MDB-PA) -Votou Não
José Ricardo (PT-AM) -Votou Não
José Rocha (PL-BA) -Votou Não
Joseildo Ramos (PT-BA) -Votou Não
JosimarMaranhãozi (PL-MA) -Votou Não
Josivaldo JP (Podemos-MA) -Votou Sim
Juarez Costa (MDB-MT) -Votou Sim
Julian Lemos (PSL-PB) -Votou Sim
Júlio Cesar (PSD-PI) -Votou Sim
Julio Cesar Ribeir (Republican-DF) -Votou Sim
Júlio Delgado (PSB-MG) -Votou Sim
Julio Lopes (PP-RJ) -Votou Não
Junio Amaral (PSL-MG) -Votou Sim
Júnior Ferrari (PSD-PA) -Votou Sim
Junior Lourenço (PL-MA) -Votou Não
Júnior Mano (PL-CE) -Votou Não
Juscelino Filho (DEM-MA)
Kim Kataguiri (DEM-SP) -Votou Não
Laercio Oliveira (PP-SE) -Votou Sim
Laerte Bessa (PL-DF)
Lafayette Andrada (Republican-MG) -Votou Sim
Lauriete (PSC-ES) -Votou Sim
Leandre (PV-PR) -Votou Sim
Leda Sadala (Avante-AP)
Léo Moraes (Podemos-RO) -Votou Sim
Léo Motta (PSL-MG) -Votou Sim
Leo de Brito (PT-AC) -Votou Não
Leonardo Monteiro (PT-MG) -Votou Não
Leônidas Cristino (PDT-CE) -Votou Não
Leur Lomanto Jr. (DEM-BA) -Votou Sim
Lídice da Mata (PSB-BA) -Votou Não
Lincoln Portela (PL-MG) -Votou Sim
Liziane Bayer (PSB-RS) -Votou Sim
Loester Trutis (PSL-MS) -Votou Sim
Lourival Gomes (PSL-RJ) -Votou Sim
Lucas Gonzalez (Novo-MG) -Votou Sim
Lucas Redecker (PSDB-RS) -Votou Sim
Lucas Vergilio (Solidaried-GO) -Votou Não
Luciano Bivar (PSL-PE) -Votou Não
Luciano Ducci (PSB-PR) -Votou Sim
Lucio Mosquini (MDB-RO) -Votou Sim
Luis Miranda (DEM-DF) -Votou Não
Luis Tibé (Avante-MG) -Votou Não
Luisa Canziani (PTB-PR)
Luiz Carlos Motta (PL-SP) -Votou Não
Luiz Lima (PSL-RJ) -Votou Sim
Luiz Nishimori (PL-PR) -Votou Sim
Luiz P. O.Bragança (PSL-SP) -Votou Sim
LuizAntônioCorrêa (PL-RJ) -Votou Não
Luiza Erundina (PSOL-SP) -Votou Não
Luizão Goulart (Republican-PR) -Votou Não
Luizianne Lins (PT-CE) -Votou Não
Magda Mofatto (PL-GO) -Votou Sim
Major Fabiana (PSL-RJ) -Votou Sim
Mara Rocha (PSDB-AC) -Votou Sim
Marcel van Hattem (Novo-RS) -Votou Sim
Marcelo Álvaro (PSL-MG)
Marcelo Aro (PP-MG) -Votou Não
Marcelo Brum (PSL-RS) -Votou Sim
Marcelo Calero (Cidadania-RJ) -Votou Não
Marcelo Freixo (PSB-RJ) -Votou Não
Marcelo Moraes (PTB-RS) -Votou Sim
Marcelo Nilo (PSB-BA) -Votou Não
Marcelo Ramos (PL-AM) -Votou Não
Marcio Alvino (PL-SP) -Votou Não
Márcio Biolchi (MDB-RS) -Votou Sim
Márcio Labre (PSL-RJ) -Votou Sim
Márcio Marinho (Republican-BA) -Votou Sim
Marco Bertaiolli (PSD-SP) -Votou Não
Marcon (PT-RS) -Votou Não
Marcos A. Sampaio (MDB-PI) -Votou Não
Marcos Pereira (Republican-SP) -Votou Sim
Marcos Soares (DEM-RJ) -Votou Sim
Margarete Coelho (PP-PI) -Votou Não
Maria Rosas (Republican-SP) -Votou Sim
Maria do Rosário (PT-RS)
Mariana Carvalho (PSDB-RO) -Votou Sim
Marília Arraes (PT-PE) -Votou Não
Marina Santos (Solidaried-PI) -Votou Sim
Mário Heringer (PDT-MG) -Votou Não
MárioNegromonte Jr (PP-BA) -Votou Não
Marlon Santos (PDT-RS) -Votou Sim
Marreca Filho (Patriota-MA) -Votou Não
Marx Beltrão (PSD-AL) -Votou Sim
Maurício Dziedrick (PTB-RS) -Votou Sim
Mauro Lopes (MDB-MG)
Mauro Nazif (PSB-RO) -Votou Sim
Merlong Solano (PT-PI) -Votou Não
Miguel Lombardi (PL-SP) -Votou Sim
Milton Coelho (PSB-PE) -Votou Não
Misael Varella (PSD-MG) -Votou Sim
Moses Rodrigues (MDB-CE) -Votou Sim
Natália Bonavides (PT-RN) -Votou Não
Nelson Barbudo (PSL-MT) -Votou Sim
Nereu Crispim (PSL-RS) -Votou Não
Neri Geller (PP-MT) -Votou Sim
Neucimar Fraga (PSD-ES) -Votou Sim
Newton Cardoso Jr (MDB-MG) -Votou Não
Nicoletti (PSL-RR) -Votou Sim
Nilson Pinto (PSDB-PA) -Votou Não
Nilto Tatto (PT-SP) -Votou Não
Nivaldo Albuquerq (PTB-AL) -Votou Sim
Norma Ayub (DEM-ES) -Votou Sim
Odair Cunha (PT-MG) -Votou Não
Odorico Monteiro (PSB-CE) -Votou Não
Olival Marques (DEM-PA) -Votou Sim
Orlando Silva (PCdoB-SP) -Votou Não
Osires Damaso (PSC-TO) -Votou Sim
Osmar Terra (MDB-RS) -Votou Sim
Ossesio Silva (Republican-PE) -Votou Sim
Otoni de Paula (PSC-RJ) -Votou Sim
Ottaci Nascimento (Solidaried-RR) -Votou Sim
Otto Alencar (PSD-BA) -Votou Não
Padre João (PT-MG) -Votou Não
Pastor Eurico (Patriota-PE) -Votou Sim
Pastor Gil (PL-MA) -Votou Sim
Pastor Isidório (Avante-BA)
Patrus Ananias (PT-MG) -Votou Não
Paula Belmonte (Cidadania-DF) -Votou Sim
Paulão (PT-AL) -Votou Não
Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
Paulo Azi (DEM-BA)
Paulo Bengtson (PTB-PA) -Votou Sim
Paulo Freire Costa (PL-SP)
Paulo Ganime (Novo-RJ) -Votou Sim
Paulo Guedes (PT-MG) -Votou Não
Paulo Magalhães (PSD-BA) -Votou Não
Paulo Martins (PSC-PR) -Votou Sim
Paulo Pereira (Solidaried-SP) -Votou Não
Paulo Pimenta (PT-RS) -Votou Não
Paulo Ramos (PDT-RJ) -Votou Não
Paulo Teixeira (PT-SP) -Votou Não
Paulo V. Caleffi (PSD-RS) -Votou Sim
Pedro A Bezerra (PTB-CE) -Votou Não
Pedro Augusto (PSD-RJ) -Votou Não
Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) -Votou Não
Pedro Lucas Fernan (PTB-MA) -Votou Não
Pedro Lupion (DEM-PR) -Votou Sim
Pedro Paulo (DEM-RJ) -Votou Não
Pedro Uczai (PT-SC) -Votou Não
Pedro Vilela (PSDB-AL) -Votou Sim
Pedro Westphalen (PP-RS)
Perpétua Almeida (PCdoB-AC) -Votou Não
Pinheirinho (PP-MG)
Policial Sastre (PL-SP) -Votou Sim
Pompeo de Mattos (PDT-RS) -Votou Sim
Pr Marco Feliciano (Republican-SP) -Votou Sim
Profª Dorinha (DEM-TO) -Votou Não
Prof Marcivania (PCdoB-AP) -Votou Não
Profª Rosa Neide (PT-MT) -Votou Não
Professor Alcides (PP-GO) -Votou Sim
Professor Joziel (PSL-RJ) -Votou Sim
Professora Dayane (PSL-BA) -Votou Não
Rafael Motta (PSB-RN) -Votou Não
Raimundo Costa (PL-BA) -Votou Não
Raul Henry (MDB-PE) -Votou Não
Reginaldo Lopes (PT-MG) -Votou Não
Rejane Dias (PT-PI) -Votou Não
Renata Abreu (Podemos-SP) -Votou Sim
Renildo Calheiros (PCdoB-PE) -Votou Não
Ricardo Barros (PP-PR) -Votou Sim
Ricardo Guidi (PSD-SC) -Votou Sim
Ricardo Izar (PP-SP) -Votou Sim
Ricardo Silva (PSB-SP) -Votou Sim
Ricardo Teobaldo (Podemos-PE) -Votou Sim
Ricardo da Karol (PSC-RJ) -Votou Sim
Roberto Alves (Republican-SP) -Votou Sim
Roberto de Lucena (Podemos-SP)
Rodrigo Agostinho (PSB-SP) -Votou Não
Rodrigo Coelho (PSB-SC) -Votou Sim
Rodrigo Maia (S.Part.-RJ) -Votou Não
Rodrigo de Castro (PSDB-MG) -Votou Não
Rogério Correia (PT-MG) -Votou Não
Rogério Peninha (MDB-SC) -Votou Sim
Roman (Patriota-PR) -Votou Sim
Ronaldo Carletto (PP-BA)
Rosana Valle (PSB-SP) -Votou Sim
Rosangela Gomes (Republican-RJ) -Votou Sim
Rose Modesto (PSDB-MS) -Votou Sim
Rossoni (PSDB-PR) -Votou Sim
Rubens Bueno (Cidadania-PR) -Votou Não
Rubens Otoni (PT-GO) -Votou Não
Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA) -Votou Não
Rui Falcão (PT-SP) -Votou Não
Ruy Carneiro (PSDB-PB) -Votou Sim
Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
Samuel Moreira (PSDB-SP) -Votou Não
Sanderson (PSL-RS) -Votou Sim
Sargento Fahur (PSD-PR) -Votou Sim
Sebastião Oliveira (Avante-PE) -Votou Não
Sérgio Brito (PSD-BA) -Votou Não
Sergio Souza (MDB-PR) -Votou Sim
Sergio Toledo (PL-AL) -Votou Não
Severino Pessoa (Republican-AL) -Votou Sim
Shéridan (PSDB-RR) -Votou Sim
Sidney Leite (PSD-AM) -Votou Não
Silas Câmara (Republican-AM) -Votou Sim
Silvia Cristina (PDT-RO) -Votou Sim
Silvio Costa Filho (Republican-PE) -Votou Não
Soraya Santos (PL-RJ)
SóstenesCavalcante (DEM-RJ) -Votou Sim
Stefano Aguiar (PSD-MG) -Votou Sim
Stephanes Junior (PSD-PR) -Votou Sim
SubtenenteGonzaga (PDT-MG) -Votou Sim
Tabata Amaral (PDT-SP) -Votou Não
Tadeu Alencar (PSB-PE) -Votou Não
Talíria Petrone (PSOL-RJ) -Votou Não
Ted Conti (PSB-ES) -Votou Sim
Tereza Nelma (PSDB-AL) -Votou Não
Tia Eron (Republican-BA) -Votou Sim
Tiago Dimas (Solidaried-TO) -Votou Sim
Tiago Mitraud (Novo-MG) -Votou Não
Tiririca (PL-SP) -Votou Não
Tito (Avante-BA) -Votou Sim
ToninhoWandscheer (PROS-PR) -Votou Sim
Totonho Lopes (PDT-CE) -Votou Não
Túlio Gadêlha (PDT-PE) -Votou Não
Uldurico Junior (PROS-BA) -Votou Sim
Vaidon Oliveira (PROS-CE)
Valdevan Noventa (PL-SE) -Votou Não
Valmir Assunção (PT-BA) -Votou Não
Valtenir Pereira (MDB-MT) -Votou Não
Vander Loubet (PT-MS) -Votou Não
Vanderlei Macris (PSDB-SP) -Votou Não
Vavá Martins (Republican-PA) -Votou Sim
Vermelho (PSD-PR) -Votou Sim
Vicentinho (PT-SP) -Votou Não
Vicentinho Júnior (PL-TO) -Votou Não
Vilson da Fetaemg (PSB-MG) -Votou Não
Vinicius Carvalho (Republican-SP)
Vinicius Gurgel (PL-AP) -Votou Não
Vinicius Poit (Novo-SP) -Votou Não
Vitor Hugo (PSL-GO) -Votou Sim
Vitor Lippi (PSDB-SP) -Votou Não
Vivi Reis (PSOL-PA) -Votou Não
Waldenor Pereira (PT-BA) -Votou Não
Walter Alves (MDB-RN) -Votou Não
Weliton Prado (PROS-MG) -Votou Sim
Wellington (PL-PB) -Votou Não
Wilson Santiago (PTB-PB)
Wolney Queiroz (PDT-PE) -Votou Não
Zé Carlos (PT-MA) -Votou Não
Zé Neto (PT-BA) -Votou Não
Zé Silva (Solidaried-MG)
Zé Vitor (PL-MG) -Votou Sim
Zeca Dirceu (PT-PR) -Votou Não
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- 1º semestre da Funcef registra rentabilidade acima da meta atuarial
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
- Sindicato celebra o Dia do Bancário com show de prêmios e reconhecimento à categoria
- Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro