15/07/2021

Ministério da Saúde divulga nota que autoriza a vacinação de bancários e bancárias



O Ministério da Saúde divulgou na noite de quarta-feira (14) nota técnica que confirma a inclusão de bancários e trabalhadores dos Correios na lista de grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

Com a publicação da nota, secretarias de saúde de Estados e Municípios já podem iniciar a vacinação das duas categorias. Na nota técnica, o Ministério da Saúde orienta que sejam destinados aos bancários e trabalhadores dos Correios 20% do total de doses de vacinas distribuídas às unidades da Federação.

Na terça-feira da semana passada (6) , o Ministério da Saúde informou a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do PNI contra a Covid-19. Na ocasião, o Ministério informou que a nota técnica seria divulgada até o final daquela semana, o que acabou não acontecendo. Desde então, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e federações de bancários de todo o Brasil começaram a pressionar prefeituras e governos estaduais para agilizarem o cumprimento da definição.

Em várias cidades, prefeitos começaram a vacinar bancárias e bancários de agências locais.

"Desde o começo da pandemia, o Sindicato atua para defender a saúde e a vida dos trabalhadores. Nossa força e mobilização já conquistou importantes garantias, como protocolos sanitários, home office e afastamento para o grupo de risco e, agora, a vacina para toda a categoria. E permanecemos na luta! A data de vacinação e como essa prioridade será colocada em prática depende de cada estado e município, que têm autonomia. Estamos dialogando com as prefeituras de nossa base e com o governo estadual para que agilizem o cumprimento desta definição. Cada dia de atraso, pode significar prejuízos à saúde e à preservação da vida dos bancários e bancárias, que não pararam um dia sequer durante a crise sanitária que assola o país. Se o trabalho é essencial, a vida dos trabalhadores também é!", ressalta o presidente do Sindicato, Roberto Vicentim. 
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS