19/05/2021
Sindicato reforça à categoria importância das vacinas na prevenção ao Covid-19 e H1N1

O Sindicato, junto às demais entidades de representação da categoria, tem lutado desde o início da vacinação no país pela inclusão dos bancários e bancárias no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização contra o Coronavírus. São campanhas, abaixo-assinados, ofícios encaminhados às prefeituras e aos governos estadual e federal, além de ações nas redes sociais para pressionar pela proteção à saúde e à vida dos trabalhadores.
“Na linha de frente desde o início da pandemia, assim como os profissionais de saúde, a categoria não deixou de trabalhar nem um dia sequer para atender a população. Prestamos um serviço essencial que não é reconhecido nem pelos bancos e nem pelo governo. A vida não pode esperar. Vacina já para a categoria bancária e para todos!”, ressalta o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo Campolungo.
O Brasil registra queda na média de mortes nas duas últimas semanas, mas projeções de cientistas preveem uma terceira onda de Covid-19 no inverno. Segundo estudo da Universidade de Washington, nos EUA, o Brasil pode chegar a 751 mil mortes pela doença até 27 de agosto.
Em uma situação tão crítica, a única esperança é a vacinação. Entretanto, um fato pode colocar em risco todo o progresso feito até aqui: de acordo com informações do Ministério da Saúde, mais de 1,5 milhão de pessoas deixou de tomar a segunda dose das vacinas contra o coronavírus. Sem a administração das duas doses, a imunização não é efetivada.
“Como sindicato cidadão, além de lutar pela imunização da categoria e da população, buscamos alertar também sobre a importância da vacina. Caso você tenha perdido o prazo da segunda dose, procure mesmo assim o quanto antes um posto de vacinação. Ao não completar o esquema vacinal, você não coloca em risco somente a sua saúde, mas compromete a barreira de proteção contra a Covid-19 como um todo”, acrescenta Eduardo.
Outra medida importante neste momento é a prevenção ao H1N1. A vacina contra a gripe já está disponível nos postos de saúde de todo o país. Os bancos atenderam à reivindicação do movimento sindical e também já anteciparam a vacinação para a categoria. É válido lembrar que, para aqueles que já se vacinaram com a primeira dose contra o coronavírus, é necessário aguardar o prazo de 15 dias para tomar a vacina contra o H1N1.
Devido ao cenário atípico causado pela pandemia, é fundamental minimizar quadros de outras infecções, como é o caso da Influenza. "A antecipação da vacinação contra a gripe traz mais tranquilidade e alívio a milhares de trabalhadores, que já convivem diariamente com o medo de contaminação pelo coronavírus. É uma importante medida de proteção que temos disponível para garantir nosso bem-estar e da sociedade em geral, por isso não deixe de se vacinar!", reforça o diretor.
Continue se cuidando!
Ainda que você já tenha recebido as duas doses contra o coronavírus e se vacinado contra a gripe H1N1, continue adotando as medidas de proteção como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social. Espalhe esta informação!
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
- COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
- Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
- Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
- Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
- Itaú demite cerca de mil bancários em home office sem qualquer advertência prévia ou diálogo com sindicatos
- Sindicato conquista reintegração de bancário demitido injustamente pelo Itaú
- Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
- FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
- Participantes da SantanderPrevi podem alterar Perfil de Investimentos até 16 de setembro
- 7 de setembro: Sindicato vai às ruas em defesa da soberania nacional
- Comitê de Credenciamento e Descredenciamento do Saúde Caixa deve se reunir nesta semana. Envie sua demanda!
- Fundação Sudameris: mais uma vez Santander ataca aposentados
- PLR: Mercantil pagará primeira parcela no dia 25 de setembro
- Pesquisa da Fenae reforça demandas por melhorias do Saúde Caixa e defesa do reajuste zero