30/04/2021

1º de Maio: resistir e avançar. Retroceder jamais!



O Dia do Trabalho, 1º de maio, é sempre uma data importante para lembrar a luta mundial da classe trabalhadora por dignidade e em defesa dos seus direitos. Em 2021, com a pandemia da Covid-19, este dia ganha contornos ainda maiores e mais fortes.

Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar a todos para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, senso de cidadania e união popular, sobretudo neste período, de ataques constantes promovidos por um governo que retira direitos trabalhistas para beneficiar os que lucram cada vez mais com a exploração do povo.

São muitos aqueles que seguem se esforçando diariamente para amenizar os impactos sociais e econômicos da pandemia, permitindo que muitos outros possam adotar o isolamento social. Neste sentido, a categoria bancária é um grande exemplo diário de dedicação e profissionalismo para assegurar que recursos emergenciais e outras iniciativas cheguem a quem mais precisa.

Ao longo de 96 anos, desde que a data foi celebrada pela primeira vez no Brasil, o movimento sindical se organizou, ampliou as conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras e contribuiu, significativamente, para transformar a sociedade. Contudo, apesar dos avanços, nossa sociedade continua sendo uma das mais desiguais do mundo e traz, ainda, marcas profundas de um passado escravocrata e patriarcal, maculado por um racismo estrutural que discrimina negros e negras, assim como as mulheres, que são a maior parte de nossa população.

“O momento que vivemos deixa ainda mais clara a importância da união da classe trabalhadora na luta por direitos e contra retrocessos. Reivindicamos respeito às nossas conquistas e à nossa história de luta. Se a pandemia nos afastou fisicamente, uniu-nos ainda mais na defesa do emprego e da vida, pela proteção à saúde com vacina para todos, contra as privatizações e por justiça social, educação e condições dignas de trabalho”, desta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.

Neste dia tão representativo, o Sindicato reafirma seu compromisso de luta com os trabalhadores e trabalhadoras para que seus direitos sejam exercidos e parabeniza aqueles que batalham incansavelmente em busca de um futuro melhor para todos.
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS