30/04/2021
1º de Maio: resistir e avançar. Retroceder jamais!

O Dia do Trabalho, 1º de maio, é sempre uma data importante para lembrar a luta mundial da classe trabalhadora por dignidade e em defesa dos seus direitos. Em 2021, com a pandemia da Covid-19, este dia ganha contornos ainda maiores e mais fortes.
Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar a todos para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, senso de cidadania e união popular, sobretudo neste período, de ataques constantes promovidos por um governo que retira direitos trabalhistas para beneficiar os que lucram cada vez mais com a exploração do povo.
São muitos aqueles que seguem se esforçando diariamente para amenizar os impactos sociais e econômicos da pandemia, permitindo que muitos outros possam adotar o isolamento social. Neste sentido, a categoria bancária é um grande exemplo diário de dedicação e profissionalismo para assegurar que recursos emergenciais e outras iniciativas cheguem a quem mais precisa.
Ao longo de 96 anos, desde que a data foi celebrada pela primeira vez no Brasil, o movimento sindical se organizou, ampliou as conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras e contribuiu, significativamente, para transformar a sociedade. Contudo, apesar dos avanços, nossa sociedade continua sendo uma das mais desiguais do mundo e traz, ainda, marcas profundas de um passado escravocrata e patriarcal, maculado por um racismo estrutural que discrimina negros e negras, assim como as mulheres, que são a maior parte de nossa população.
“O momento que vivemos deixa ainda mais clara a importância da união da classe trabalhadora na luta por direitos e contra retrocessos. Reivindicamos respeito às nossas conquistas e à nossa história de luta. Se a pandemia nos afastou fisicamente, uniu-nos ainda mais na defesa do emprego e da vida, pela proteção à saúde com vacina para todos, contra as privatizações e por justiça social, educação e condições dignas de trabalho”, desta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
Neste dia tão representativo, o Sindicato reafirma seu compromisso de luta com os trabalhadores e trabalhadoras para que seus direitos sejam exercidos e parabeniza aqueles que batalham incansavelmente em busca de um futuro melhor para todos.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
- COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
- Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
- Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
- Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
- Itaú demite cerca de mil bancários em home office sem qualquer advertência prévia ou diálogo com sindicatos
- Sindicato conquista reintegração de bancário demitido injustamente pelo Itaú
- Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
- FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
- Participantes da SantanderPrevi podem alterar Perfil de Investimentos até 16 de setembro
- 7 de setembro: Sindicato vai às ruas em defesa da soberania nacional
- Comitê de Credenciamento e Descredenciamento do Saúde Caixa deve se reunir nesta semana. Envie sua demanda!
- Fundação Sudameris: mais uma vez Santander ataca aposentados
- PLR: Mercantil pagará primeira parcela no dia 25 de setembro
- Pesquisa da Fenae reforça demandas por melhorias do Saúde Caixa e defesa do reajuste zero