23/04/2021

Pandemia: Miséria aumenta no país e solidariedade se faz ainda mais necessária



A Campanha Sindicato Solidário, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e que tem o apoio do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, está sendo reforçada a partir deste mês. A Contraf-CUT e as federações regionais vão incrementar ações para fazer da campanha um ponto de apoio para os sindicatos e entidades sociais engajadas na assistência à parcela mais carente da população.

Com o agravamento da pandemia, pioraram as condições dos setores mais desassistidos. O governo Bolsonaro ignora essa parcela que cada vez é atirada na mais completa miséria, com a fome sendo o drama mais agudo e diário de quem precisa de ajuda.

Um dos efeitos do aumento da miséria no país é o crescimento da população de pessoas em situação de rua. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e março de 2020, chegando a quase 222 mil pessoas.

"Como entidade cidadã, preocupada com o atual cenário em que a população se depara com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), estamos nos unindo nesta grande ação solidária para ajudar as pessoas mais necessitadas. Neste momento de tamanha insegurança, há pessoas que sofrem com a ausência de alimentos, gêneros de limpeza, produtos de higiene pessoal... Mesmo separados pelo isolamento social, podemos nos unir no amor, no respeito à vida e ajudar a quem precisa. Nossa ação será ainda mais grandiosa e nobre se conseguirmos fazer com que esta sensibilidade para a solidariedade seja um legado que permaneça na sociedade", ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.

Ao final da matéria, há uma lista das associações e ONGs indicadas pelos Sindicatos para as contribuições solidárias, com locais e formas de arrecadação. A campanha tem o objetivo de unir sindicatos, federações e a categoria em todo o país em prol da humanidade, de ajudar a quem precisa.

O Sindicato, que integra, ainda, a União Sindical de Trabalhadores de Catanduva (USTC), também lançará em conjunto as demais entidades que compõem a organização uma campanha para levar comida à mesa da população carente do município. A ação sindical ganha uma importância ainda maior frente à inércia do Estado e do governo federal no combate à maior crise sanitária dos últimos 100 anos e suas consequências socioeconômicas. Com o agravamento da pandemia, o movimento sindical do município tem discutido frequentemente propostas para estruturar a luta conjunta em prol das diversas categoriais em situação de risco, trabalhadores que perderam seus empregos e famílias que tiveram sua renda reduzida, além de reivindicar vacina já para todos. 

“Infelizmente, com a pandemia e a consequente paralisação das atividades econômicas, aumentou muito o número de pessoas necessitando de assistência. Reconhecemos que o auxílio emergencial do governo é irrisório demais para assegurar o mínimo para a sobrevivência da população, sobretudo após o aumento desproporcional do preço dos alimentos, combustível, gás de cozinha, energia elétrica... Neste momento tão delicado para todos, nosso compromisso maior é com a manutenção da dignidade humana,” ressaltou Vicentim.

> Para ter acesso à lista de entidades que participam da campanha, clique aqui.
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS