03/03/2021

Guerra Contra o Mosquito: Sindicato dos Bancários na luta contra a dengue!



O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Carlos Vicentim, esteve reunido com o responsável pelas ações educativas da Equipe de Combate ao Aedes Aegypti, Diego Palmieri. Na ocasião, a entidade reforçou a parceria e apoio à Campanha “Guerra contra o Mosquito”, que visa o engajamento da população e entidades civis nas ações de conscientização que o governo municipal vem realizando. 

“A categoria bancária sempre atendeu prontamente as ações de cidadania encampadas pelo Sindicato. Dessa vez, temos certeza que não será diferente. O problema da dengue em nosso município é mais grave do que se possa imaginar, sobretudo no verão, quando as condições propiciam a proliferação do mosquito. E a única solução é buscar a eliminação de criadouros através das ações coletivas”, destacou Vicentim.

O presidente do Sindicato também ressaltou que a entidade dispõe de inúmeros canais de comunicação que podem ser aliados na divulgação da Campanha. “Como entidade cidadã, colocamo-nos à disposição. Todos somos agentes importantes na disseminação de informações para o combate ao Aedes Aegypti. Prevenção é a arma contra o mosquito, e essa é uma luta de todos nós”.
 


Combate ao mosquito Aedes Aegypti

O mosquito da Dengue também transmite Chikungunya, Zika e a Febre Amarela. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti. 

Com apenas 10 minutos por semana, você percorre seu quintal e supervisiona locais que podem servir de criadouro do mosquito.
 

Cuidados Gerais:

Prevenção/Proteção
  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
  • Qualquer local que acumule água é um criadouro do mosquito, baldes, tanques de lavar roupa, bebedouros de animais, reservatórios de água de bebedouros, ralos, calhas, caixas d´água, por este motivo, atenção deve ser redobrada nestes locais. 

Informação

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Veja as principais orientações:

Cuidados dentro das casas e apartamentos
  • Tampe os tonéis e caixas d'água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Área externa de casas e condomínios
  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d'água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
 
Organize um mutirão de combate ao Aedes Aegypti

A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha.

Sintomas

Febre, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dores nas juntas e articulações estão entre os principais sintomas da Dengue.
 

Automedicação

Nunca tomar qualquer tipo de medicamento por conta própria, beber muita água e realizar repouso constante caso estiver com os sintomas.
 

Procurar uma unidade de saúde

Em caso de sintomas não deixe de buscar unidades de saúde públicas ou particulares, isto é vital para o combate do vetor no município. Sabendo que existe um caso positivo em seu bairro, a EMCAa é informada automaticamente e pode enviar agentes de saúde para seu bairro realizando bloqueio e pulverização em caso de necessidade para eliminar mosquitos que possam estar contaminados.

Sem esta informação, você acaba ajudando a propagar a doença, por isso, colabore com o poder público.

Denuncie focos do Aedes Aegypti ao EMCAa pelo contato  (17) 3531-9200.

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.
 
Faça sua parte #catanduvacontradengue, juntos somos mais fortes!

 
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS