29/12/2020
Gerentes que não bateram metas estão sendo “convidados” a trabalhar em agências até 21h
.jpg)
A Apcef/SP recebeu informação de que diversas agências da Caixa permanecerão abertas entre os dias 28 e 30 de dezembro até 21 horas, e que estão sendo chamados para o trabalho empregados que não bateram meta.
Como as agências abrem às 8 horas, os empregados que chegam por volta das 7h30 e trabalharão até 21 horas extrapolam o que define o artigo 66 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) sobre o intervalo interjornada: “entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso”. Além disso, a extrapolação na jornada excederia – e muito – o limite de duas horas extras diárias previsto na legislação. A determinação da Caixa aumenta também as chances de contágio por covid-19, já que reúne, em um mesmo local, empregados de diversas agências.
A decisão de Pedro Guimarães, Paulo Ângelo, Girlana Granja Peixoto e Thays Vieira de estender o horário de funcionamento das unidades, além dos evidentes prejuízos à saúde dos empregados, coloca em risco a segurança pessoal dos trabalhadores e patrimonial da empresa.
Ação Civil Pública no Ministério do Trabalho
A APCEF/SP, representando o Sindicato, apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho sobre a cobrança abusiva de metas, prática de assédio moral e extrapolação de jornada. Este fato só corrobora as provas que já foram apresentadas, já que o chamamento é direcionado aos empregados que não bateram meta. “A imagem é que a direção da Caixa está colocando os empregados de ‘castigo’, exigindo que trabalhem até 21 horas”, comentou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “É um absurdo querer penalizar quem não bateu metas, ainda mais de uma forma que infringe a lei.
A Associação enviou ofício, junto com a Agecef/SP e o Sindicato dos Bancários, ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, requerendo que reverta este absurdo. “É importante que os empregados juntem provas deste abuso e entrem em contato com as entidades, para fortalecermos a denúncia e o inquérito civil”, explicou o diretor-presidente da Associação.
> Clique aqui para ler o ofício (PDF).
O movimento sindical também recebeu informação de que mesmo gerentes que estavam com as metas atingidas estão sendo chamados para um novo desafio, imposto hoje, de um número absurdo de novos contratos a serem feitos até dia 30. Caso você seja chamado para trabalhar, registre toda a jornada de trabalho e guarde toda a comprovação de sua convocação.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região está atento aos locais de trabalho e segue denunciando os abusos cometidos.
"Não bastasse a precarização das condições de trabalho dos empregados da Caixa, a abertura aos sábados e a imposição de metas abusivas em plena pandemia, a direção do banco promove mais um ato de exploração, demonstrando que o desrespeito com os trabalhadores não tem limite. Empregados e empregadas deram a maior demonstração de comprometimento e dedicação ao atender mais de 120 milhões de brasileiros, mesmo com defasagem de funcionários nas agências e colocando em risco suas próprias vidas para que não faltasse atendimento à população. Em plena última semana do ano serem convocados para trabalhar à noite é querer transformar a rotina já exaustiva desses trabalhadores em algo completamente massacrante. É um absurdo!", indigna-se o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
O diretor da entidade reforça aos empregados que, caso tenham sido chamados para trabalhar até 21 horas, entre em contato imediato com o Sindicato para auxiliar na denúncia ao MPT.
Procure o Sindicato
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Tecnologia, trabalho e ação sindical: desafios e caminhos possíveis
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos