16/12/2020
CUT e entidades sindicais lançam a campanha “O Brasil precisa do SUS”

Para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), importante instrumento de garantia do direito humano à vida, que vem sofrendo sucessivos ataques desde o golpe de 2016, a Frente pela Vida, da qual a CUT Brasil faz parte, lançou na terça-feira (15), a campanha "O Brasil precisa de SUS".
Os músicos Chico Buarque, Zélia Duncan e Caetano Veloso, o jornalista Juca Kfouri, os atores Paulo Betti, Cristina Pereira e Mateus Solano, além do religioso Leonardo Boff estão entre os artistas e ativistas que gravaram vídeos declarando a importância do SUS manifestando apoio à campanha. Confira lista na matéria da RBA.
O texto de lançamento da campanha destaca que “Em meio a todo esse caos sanitário que estamos enfrentando, o pior não aconteceu devido a existência do Sistema Único de Saúde - SUS, que mesmo sendo desmontado pelo governo desde o golpe de 2016 com Emenda Constitucional 95, mostrou-se ainda mais importante e necessário”.
São mais de 181 mil brasileiros mortos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) desde março. No Brasil, a Covid-19 escancarou as desigualdades sociais e a desvalorização da vida que tem servido de terreno fértil para o vírus, argumentam os organizadores da campanha. O vírus mata mais pessoas negras, pobres e se dissemina rapidamente entre trabalhadores de serviços essenciais e informais, assim como entre populações vulnerabilizadas, afirmam.
’O Brasil precisa de SUS’ é uma iniciativa unificada de diversas entidades com forte presença do movimento sindical, representantes da saúde, como profissionais e grupos universitários, e outras organizações que defendem políticas públicas essenciais para o bem estar social, explica a secretária da Saúde do Trabalhador da CUT, Madalena Margarida da Silva.
Segundo ela, a CUT também está na organização desta campanha com outras centrais e que agora é preciso mobilizar a sociedade em defesa do SUS e denunciar os riscos que o SUS está correndo com este governo genocida.
“Nós já estamos chegando a quase 200 mil pessoas que perderam suas vidas por causa desta doença e nós não temos um plano que ofereça com segurança a vacinação. O SUS está sendo atacado, com retirada de orçamentos, e o governo quer privatizar, levar os recursos públicos para rede privada. O SUS é o maior sistema público e universal do mundo e a iniciativa privada tá de olho nisso e os usuários precisam saber que vários serviços estão comprometidos”.
“E a Frente pela Vida desenvolve esta campanha de diálogo com a sociedade e com povo brasileiro para conscientizar sobre esta política pública que só existe no Brasil. A luta pelo SUS público para todos é de todos”, ressalta Madalena.
"O SUS vem da luta pelo acesso universal à saúde, desde a atenção primária até a mais alta complexidade. O desmonte e a falácia do governo de que o serviço público é insuficiente no atendimento e promoção da saúde à população tenta a todo custo justificar a privatização desse sistema para beneficiar os planos privados, que tratam a saúde como uma mercadoria. Se nós queremos um país melhor para viver, nós temos que ter um país no qual tenhamos acesso à assistência à saúde universal e gratuita!", acrescenta o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim, reforçando o apoio da entidade à Campanha em defesa do SUS.
"A trágica pandemia que vem provocando a morte de milhares pessoas e que já contaminou mais de 4 milhões de brasileiros tem responsável: um governo genocida, que tenta acabar de vez com o Sistema Único de Saúde, que é contra o isolamento - única forma de diminuir a contaminação, desdenha do uso de máscaras e diz o absurdo de que se houver uma vacina, toma quem quiser. Lutar pela manutenção do SUS como sistema público e universal de saúde, ser contra as terceirizações e as privatizações é lutar em defesa da vida", conclui Vicentim.
#BrasilPrecisadoSUS
#DefendaoSUS
#FrentePelaVida
#RevogaEC95
#VacinaparaTodaseTodos
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato conquista reintegração de bancário demitido injustamente pelo Itaú
- Itaú demite cerca de mil bancários em home office sem qualquer advertência prévia ou diálogo com sindicatos
- FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
- Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
- Comitê de Credenciamento e Descredenciamento do Saúde Caixa deve se reunir nesta semana. Envie sua demanda!
- 7 de setembro: Sindicato vai às ruas em defesa da soberania nacional
- Participantes da SantanderPrevi podem alterar Perfil de Investimentos até 16 de setembro
- PLR: Mercantil pagará primeira parcela no dia 25 de setembro
- Pesquisa da Fenae reforça demandas por melhorias do Saúde Caixa e defesa do reajuste zero
- Fundação Sudameris: mais uma vez Santander ataca aposentados
- Novo calendário do tira-dúvidas sobre certificações bancárias já está disponível!
- PLR é fruto de negociação coletiva
- Pirâmide social do SuperCaixa: resultados de agosto da Vivar deixariam base de fora, mas garantiriam bônus ao topo
- Reajuste Zero: personalize sua foto nas redes sociais e participe da campanha
- Em defesa do Saúde Caixa: Sindicato intensifica mobilizações nas agências