30/11/2020
Caixa quer se livrar do custeio do plano Não Saldado

A postura da direção da Funcef e da Caixa não para de prejudicar os participantes do Reg/Replan Não Saldado. Os mais de 5 mil participantes sofrem com a diferença na faixa de contribuição e com a base de contribuição.
Enquanto o assistido com remuneração a partir de 1 teto do INSS (R$ 6.101,06) recolhe 24.34% para o equacionamento 2015, a patrocinadora recolhe 17,18%; para o equacionamento 2016, 17,87% assistido, e 10,93%, patrocinadora. Mas além da diferença na tabela, o parecer atuarial de 2019 dá a entender que a base de contribuição da Caixa é sobre a folha de pagamentos de seus empregados vinculados a esse plano.
Além disso, o plano sente o impacto da CGPAR 25, da quebra de paridade e os ativos são alvo de planos de demissão voluntária e, consequentemente, candidatos à aposentadoria.
Em 2017, a Funcef confirmou a quebra da paridade no equacionamento do Reg/Replan Não Saldado. Todos os diretores eleitos pelos participantes assinaram junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), impondo aos participantes uma parcela maior na conta do equacionamento.
A Caixa tenta se livrar do custeio nesse plano, deixando os participantes desassistidos e com a implementação da CGPAR 25, os participantes estão se preparando para a descaracterização total do seu plano.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições no Economus começam 16 de abril; Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite
- Aposentados da Contraf-CUT realizam encontro nacional para balanço de 2025 e planejamento das ações para 2026
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Erro da Caixa altera eleição do CA: votação será retomada na sexta (6) e terá continuidade na segunda-feira (9)
- Lucro contábil da Caixa ultrapassa os R$ 16 bilhões em 2025
- Licença-paternidade de 20 dias é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial
- Comando Nacional dos Bancários define eixos temáticos das conferências estaduais e regionais
- Votação da eleição do CA já começou: vote agora em Fabi Uehara (0001)
- 8 de Março: mulheres contra a violência, fim da escala 6x1 e por representação na política
- Rede do Conhecimento: cursos EAD gratuitos de tira-dúvidas sobre temas bancários começam nesta quarta-feira (4)
- Assembleia elege comissão para condução do processo de eleição da nova direção da Apcef/SP
- Caixa: Aniversariantes de março têm até o dia 31 para fazer a prova de vida na Funcef
- Sindicato recebe candidato da Chapa Cassi para os Associados e reforça importância da participação na eleição da entidade
- Igualdade de Oportunidades: bancárias avançam em pacto com bancos pelo fim da violência de gênero