01/10/2020
Sindicato abraça Campanha Outubro Rosa no mês da prevenção do câncer de mama

Realizada em todo o mundo atualmente, a campanha Outubro Rosa começou nos anos 90 nos Estados Unidos da América a partir de uma corrida pela cura realizada por uma fundação americana que tratava do câncer de mama. Após alguns anos dedicando esse mês ao conhecimento, prevenção e tratamento da doença, que acomete principalmente a mulheres, o mês de outubro passou a ser usado em todo mundo por hospitais, clínicas e institutos, para conscientizar e facilitar o acesso aos exames de diagnósticos oncológicos.
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa ocorreu em 2002. A iluminação de monumentos em tons de rosa é uma das formas de chamar a atenção para campanha.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
"O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região tem em sua história o engajamento com as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras e esta é uma luta que vale muito a pena. Apoiamos esta causa e reforçamos que a prevenção é fundamental, assim como as chances de cura são muito maiores com o diagnóstico precoce. Campanhas como essa auxiliam na conscientização das mulheres e da sociedade em geral. Ao nos engajarmos com o debate específico sobre a saúde da mulher, ampliamos os canais de informação para um tema que é tão importante", destaca o presidente da entidade, Roberto Carlos Vicentim.
A campanha
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Prédios e órgãos públicos de várias cidades costumam receber iluminação especial em outubro, como forma de alertar a população para a prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estímulo à participação da população, empresas e entidades.
Segundo o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
• Praticar atividade física regularmente;
• Alimentar-se de forma saudável;
• Manter o peso corporal adequado;
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
• Amamentar
A campanha lembra a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas e de realizar exames complementares como a mamografia de rastreamento.
Sintomas
Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
“Prevenir é um ato revolucionário e de amor com você, com seu corpo e com as pessoas que te amam. Mulher que luta, previne. Só a luta te garante!”, ressalta Vicentim.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato e Contraf-CUT solicitam antecipação da PLR da Caixa
- Movimento sindical e BB voltam às negociações para custeio do Plano Associados da Cassi
- Bora bater aquele bolão no Clube dos Bancários!
- Bancários aprovam proposta do Bradesco para novo PPR Supera
- Itaú antecipará pagamento da PLR e da PCR para o dia 25
- 1º semestre da Funcef registra rentabilidade acima da meta atuarial
- Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
- Sindicato celebra o Dia do Bancário com show de prêmios e reconhecimento à categoria
- Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
- Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
- Dia do Bancário: história de luta, conquistas e transformação social
- Megaoperação revela que PCC utiliza fintechs para lavar bilhões de reais
- Dia do Bancário: Sindicato presente nas agências reforça diálogo e defesa de direitos
- Sindicato alerta para nova tentativa de golpe utilizando nosso parceiro jurídico Crivelli Advogados
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional