29/08/2020
Campanha Nacional: Unidade da categoria impede corte da PLR no Banco do Brasil

A mobilização da categoria conseguiu reverter, após as negociações da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil na reunião com o Banco do Brasil, ocorrida nesta sexta-feira (28), as tentativas do Banco do Brasil de cortar pela metade a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e reduzir o ciclo avaliatório da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). O Comando Nacional dos Bancários recomenda a aprovação da proposta.
“Conseguimos evitar que o banco reduzisse o percentual de distribuição do lucro entre os funcionários e evitar que o banco facilitasse o descomissionamento por desempenho dos funcionários”, avaliou o coordenador da CEBB, João Fukunaga. “Na atual conjuntura, com um governo que discrimina o funcionalismo e busca reduzir seus salários e direitos, é uma grande vitória termos conseguido reverter esses dois pontos”, completou.
“O que o banco e o governo buscavam com a redução do ciclo avaliatório era promover uma grande onda de descomissionamentos e, com isso, a redução dos rendimentos dos trabalhadores. Barrar esse ataque foi uma grande vitória”, ponderou a secretária da Juventude e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes. “Para avaliarmos com maior precisão, é bom juntarmos os avanços obtidos na mesa da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos)”, completou.
Abonos
O Banco do Brasil continua, porém, com a proposta de impedir que os funcionários convertam os dias de folga não utilizados em pecúnia, ou seja, de impedir o recebimento destes dias em dinheiro. Os funcionários também não poderão acumular essas folgas. terão que utilizá-las durante o ano, ou, no limite, utilizá-las nas férias.
O saldo até 31 de agosto poderá ser acumulado e vendido. Para os abonos a partir de 1º de setembro, poderão ser convertidos em espécie até 31/8/2021 e a partir daí não poderão nem ser transformados em pecúnia e nem acumulados.
Intervalo na jornada
Também houve avanço sobre o registro no sistema do intervalo de 15 ou 30 minutos para quem cumpre jornada de seis horas. O intervalo de 15 minutos continuarão da forma como está. O intervalo a partir de 30 minutos deverão ser registrados em ponto eletrônico.
Mesas específicas
O acordo também prevê a instalação de três mesas paritárias de discussões específicas sobre os funcionários de bancos incorporados, mesa de saúde e segurança bancária e mesa de escritório digital e teletrabalho.
Assembleias
Trabalhadores realizarão assembleias a partir desta sexta-feira (28) para avaliar as propostas, tanto as específicas do BB quanto as da mesa única com a Fenaban.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos
- Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público
- Sindicato denuncia abusos do Santander no Dia Nacional de Luta e reafirma defesa dos bancários
- Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor
- Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic
- Enquete da Câmara confirma rejeição da população à Reforma Administrativa
- Centrais Sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da Classe Trabalhadora
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado