Caixas do BB não são obrigados a vender produtos; bancários devem denunciar pressão

Em reunião para explicar as mudanças nas Plataformas de Suporte Operacional (PSO), representantes do Banco do Brasil reforçaram a integrantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) que os caixas não são obrigados a vender produtos. Essa atribuição é facultativa.
Muitos caixas se queixam de que, além do acúmulo de função, estão sendo cobradas vendas, inclusive via celular pessoal – o que é proibido pela Convenção Coletiva de Trabalho –, e sem nenhum treinamento prévio para conhecimento dos produtos.
O governo Temer está promovendo uma série de ataques ao Banco do Brasil, foraçando seu encolhimento. A instituição já eliminou 10 mil postos de trabalho e fechou 400 agências. A defesa da valorização dos bancos públicos é bandeira histórica do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, apresentada para a sociedade em diversas manifestações.
Os representantes dos trabalhadores reivindicam do banco a disponibilização de treinamento para venda, e reforçam que essa função deve ser uma opção do trabalhador.
O diretor do Sindicato Antônio Carlos Nunes de Oliveria ressalta que um dos principais problemas consiste na sobrecarga de atenção que o profissional do caixa deve ter, já que mexe com dinheiro e pode responder pelas diferenças decorrentes do excesso de trabalho. "Essa é uma função da área negocial do banco. Vender produtos implica riscos ao banco, pois atrapalha o bancário na execução das tarefas de caixa e, além de sobrecarregá-lo, pode prejudicá-lo financeiramente."
Os bancários que forem pressionados a vender produtos devem denunciar ao Sindicato pela ferramenta Denuncie, disponível no site da instituição. O sigilo é absoluto.
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