Bancários denunciam piora nas condições de trabalho. Saída está na luta junto ao Sindicato

“Isso é desvio de função”, avisa o dirigente sindical, Ernesto Izumi. “Gerentes de PAA estão recebendo comunicados como se fossem administradores, convocados para reuniões de gerentes gerais. É essa a ‘jestão’ de pessoas do banco, com ‘jota’”, critica o dirigente, destacando que não tem solução individual para todos esses desmandos. “A única saída possível para esse caos está na luta coletiva. Os funcionários devem se conscientizar que não haverá melhoria nas condições de trabalho e fim do desvio de função se não se engajarem.”
Mais desvios – Essa situação está levando ainda a outros desvios. As metas dos PAA continuam existindo, separadas das metas das agências centralizadoras, e os gerentes gerais ainda querem que os gerentes de PAA façam negócios para a centralizadora.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Luiz Eduardo Campolungo questiona a lógica adotada pelo banco, que diz fechar agências para economizar, mas extingue unidades rentáveis. "Estão reduzindo a importância social do BB e prejudicando sua imagem. Precarizam as condições de trabalho, descomissionam, reduzem salários para depois demitirem. Seguem a lógica do desmonte praticado pelo atual governo, com o ataque ao trabalhador por meio da aprovação da reforma trabalhista. Daí a importância de estarmos unidos e organizados ao lado do Sindicato."
Temor – Diante desse quadro, os funcionários temem também o fechamento dos PAA e não terem para onde ir. As carteiras de clientes estão sendo migradas para Escritórios Digitais.
“Há desconfiança dos trabalhadores com o banco porque as promessas de adequação das funções e do salário dos gerentes de PAA feitas no Encad (Encontro de Administradores) não foram cumpridas”, diz Ernesto. “E eles têm razão: em contato recente com a diretoria do banco, foi informado que haverá sim fechamento de alguns PAA. Já reivindicamos a recolocação dos funcionários, não vamos aceitar mais prejuízos para os trabalhadores. Só nossa mobilização pode barrar esse caos, só a luta te garante!”, completa Ernesto.
Denuncie – O Sindicato quer ouvir os bancários. Denuncie problemas acarretados pela reestruturação por meio da ferramenta Denuncie, no site da entidade.
MAIS NOTÍCIAS
- NOTA: Em defesa da soberania nacional e contra taxação intervencionista dos EUA
- Sindicato vai às ruas por justiça tributária, fim da escala 6x1 e pela soberania nacional
- COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
- Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
- Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
- Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos! Sindicato marca presença em ato em São Paulo
- SuperCaixa: Novo programa da Caixa acirra clima competitivo, desinforma os empregados e ignora riscos à saúde mental
- Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
- Dia Nacional de Luta: Sindicato denuncia fechamento de agências, demissões e adoecimento no Itaú
- Luta por trabalho digno e justiça fiscal ganha destaque na fachada do Sindicato
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro