SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CATANDUVA E REGIÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 06/09/2021

Sindicato questiona direção da Caixa sobre mudanças no Interaxa e impactos na jornada


A direção da Caixa anunciou, na última sexta-feira (3), uma alteração no OR 069, que muda o horário de atendimento aos clientes via WhatsApp, utilizando a ferramenta Interaxa. O atendimento ficaria disponível aos clientes das 9h às 17h. O período, porém, é incompatível com o horário das unidades (que funcionam das 8h às 13h) e com a jornada de trabalho dos empregados que, em sua maioria, são os responsáveis por estes atendimentos, que é de 6 horas diárias.

Com o atual quadro de pessoal das unidades, não é possível atender à esta alteração sem que haja extrapolação da jornada. A extrapolação é um problema grande para os empregados que atuam presencialmente, e ainda maior para os colegas que estão trabalhando em Home Office, já que, pelo fato de não registrarem a jornada, eles nem ao menos recebem pela jornada extraordinária.

A Caixa não pode utilizar o Home Office na pandemia como forma de economizar com o pagamento de hora-extra, fazendo com que os empregados extrapolem sistematicamente a jornada de trabalho sem a contraprestação pecuniária. As entidades representativas dos empregados já encaminharam ofício para a direção do banco requerendo a imediata suspensão da mudança, e cobrando uma mesa para tratar do tema. A Caixa se comprometeu com o movimento sindical a dar uma resposta sobre a questão.

"Fizemos esta cobrança, vamos continuar acompanhando e aguardamos retorno da direção da Caixa. O Home Office na pandemia é para salvar vidas, e não para aumentar a rentabilidade da Caixa com trabalho gratuito dos empregados", reforçou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

O Sindicato orienta aos empregados que, caso extrapolem sua jornada de trabalho, registrem sua jornada. Caso estejam impedido de registrar a jornada por estarem em Home Office, respeitem sua jornada contratual ou juntem elementos para comprovar a extrapolação, para subsidiar eventual ação cobrando da Caixa as horas-extras devidas.



Fonte: Apcef/SP, com edição de Seeb Catanduva
MAIS NOTICIAS
« voltar 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 avançar »
TOPO